Jato de plasma para tratar rugas ao redor dos olhos
Escute essa reportagem

A região dos olhos é mais sensível e delicada do que no restante da face, o que limita procedimentos que podem ser feitos na área. Uma opção segura e eficaz para tratar flacidez e excesso de pele na região sem necessidade de cirurgia é o plasmalifting.
A técnica é realizada com tecnologia de plasma, promovendo intensa retração da pele e estímulo de colágeno de forma precisa e pouco agressiva, explica a médica da Clinic Laser Renata Araújo de Melo. Assim, é possível prosseguir com as atividades rotineiras logo após o procedimento.
São necessárias de uma a quatro sessões do tratamento que também é conhecido como lifiting não-cirúrgico dos olhos, blefaroplasma, blefaroplastia sem cortes ou não-cirúrgica. O número de sessões é definido conforme avaliação individual.
A médica afirma que a pele na região dos olhos é a mais fina de todo o corpo humano e também mais seca devido à menor quantidade de glândulas sebáceas. Portanto, é natural que ela apresente os primeiros sinais de envelhecimento.
Noites mal dormidas e alergias respiratórias acentuam ainda mais as bolsas e olheiras nos olhos.
“Além disso, a região tem menor quantidade de fibras de colágeno e uma maior quantidade de rugas dinâmicas devido à grande atividade do músculo orbicular”, esclarece a médica.
“Justamente por todos esses aspectos os tratamentos das pálpebras também são mais limitados, tornando-se desafiadora a terapêutica de forma correta, segura e eficaz”, completa a especialista.
Renata Melo explica que a tecnologia de plasma trabalha com o quarto estado da matéria, que é menos conhecido do que os tradicionais sólido, líquido e gasoso.
Para alcançar esse estado de plasma, é necessário recorrer a alta tecnologia. “Através de uma corrente elétrica de alta tensão e intensidade, em contato com o ar atmosférico, ocorre a desintegração dos átomos e elétrons, que são desprendidos gerando energia térmica”, adianta Renata.
“Através do aquecimento do gás atmosférico, a energia do plasma induz pontos de sublimação na pele, liberando as espécies reativas ao nitrogênio e oxigênio, ocorrendo uma retração pontual do tecido e uma atenuação importante dos vincos e linhas finas”, explica.
Dessa forma, além do alto poder de retração da pele, o procedimento promove estímulo de colágeno e elastina, além de atuar como um poderoso bactericida e fungicida.
Resultado dura até três anos, diz médica

Após a realização do procedimento, o efeito rejuvenescedor do plasmalift na região dos olhos dura até três anos, de acordo com Renata Araújo de Melo, médica da Clinic Laser. Sem cortes, a recuperação do paciente é muito mais rápida, não sendo necessário afastamento da rotina diária.
Para garantir o bom resultado, evitando hipercromias (manchas por excesso de produção de melanina) e má cicatrização é necessário preparar a pele antes do procedimento com cremes e ácidos prescritos pelo médico.
Após o tratamento também são necessários cuidados, orienta Renata. Com a retração instantânea da pele, formam-se casquinhas e pequenas crostas, que caem após 5 a 7 dias. Também pode ocorrer edema, que melhora em cerca de 4 a 5 dias.
“A pele continua a retrair por 90 dias, quando teremos o resultado final. Sem cortes, a recuperação é muito mais rápida, não sendo necessário afastamento da rotina diária! Os resultados duram de 2 a 3 anos”, acrescenta a médica.
O paciente deve evitar exposição solar por, no mínimo, 30 dias, se proteger com filtro solar e utilizar fórmulas e ativos prescritos pelo médico.
Entenda
Resultados
- Após o procedimento, é normal formar edema e pequenas crostas, que não devem ser retiradas e caem naturalmente após 5 a 7 dias.
- Também pode ocorrer edema, que melhora após 4 ou 5 dias.
- Exposição solar deve ser evitada por no mínimo 30 dias.
- O paciente deve usar fórmula e ativos prescritos pelo seu médico, além de bastante protetor solar.
- Não é necessário afastamento da rotina diária.
- A pele continua a retrair por 90 dias após o procedimento.
- O resultado dura de 2 a 3 anos.
Fonte: Renata Araújo de Melo, médica.
Saiba mais
Tecnologia de plasma
- O procedimento permite tratar áreas delicadas, removendo os excessos de pele e melhorando a flacidez.
- Realizado em consultório, pode ser feito em qualquer área do corpo e do rosto, incluindo a região dos olhos.
- A energia do plasma induz pontos de sublimação na pele liberando as espécies reativas ao nitrogênio e oxigênio, ocorrendo uma retração pontual do tecido e uma atenuação importante dos vincos e linhas finas.
- Trata linhas de expressão, cicatrizes de acne, manchas, estrias e todos os incômodos estéticos relacionados aos estímulos de colágeno e propriedades elásticas da pele.
- Os tratamentos com plasma ainda melhoram a textura da pele e diminuem linhas e rugas.
- Também age como um poderoso bactericida e fungicida.
Sessões
- É necessário realizar uma avaliação individualizada para programar o número de sessões.
- Em média, o tratamento geralmente requer de 1 a 4 sessões, de acordo com a avaliação de cada caso, dependendo do grau de rugas, flacidez e excesso de pele da região a ser tratada.
Fonte: Renata Araújo de Melo, médica.

Comentários