Fazenda do ES conquista prêmio de melhor criador de gado em feira internacional
Fazenda de Santa Teresa conquistou o reconhecimento na Megaleite, maior feira de pecuária leiteira da América Latina
Escute essa reportagem

A Fazenda Fiore, de Santa Teresa, conquistou o prêmio de melhor criador de gado na 20ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), em Minas Gerais, considerada a maior feira da pecuária leiteira da América Latina. Além da principal premiação, a empresa de laticínios levou o título de terceiro melhor expositor do evento.
Para o diretor-geral do Grupo Fiore, Marcos Corteletti, o reconhecimento é resultado de um processo de investimentos em inovação e genética animal. “Foram anos de trabalho e dedicação até formarmos o primeiro rebanho de gado A2 do Espírito Santo e um dos primeiros do Brasil”.
O rebanho premiado na feira, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de junho, é a base da produção de laticínios da marca, que conta com cerca de 150 funcionários. Atualmente, a Fiore oferece quase 40 itens no portfólio, entre leites, queijos, iogurtes, coalhadas, fermentados e bebidas lácteas.
Todos os produtos se destacam pelo alto padrão de qualidade, valor nutricional e rastreabilidade rigorosa, o que, segundo a empresa, garante segurança em todo o processo, do pasto à mesa.
O Grupo Fiore é composto ainda pelas fazendas Estância Paraíso e Santo Antônio, especializadas em produção leiteira e genética bovina; MF Ordenhas, dedicada à assistência técnica e bem-estar animal; e Fiore Embriões, referência nacional na produção de embriões de alta performance.
Para o médico-veterinário e professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Dr. Renato Almeida, a conquista da Fazenda Fiore reflete um modelo de produção que alia inovação genética e bem-estar animal.
“A seleção de gado A2 é um diferencial no mercado atual, pois atende a uma demanda crescente por produtos mais saudáveis e de melhor digestibilidade”, explica.
Para a engenheira de alimentos e consultora técnica da Associação Brasileira de Laticínios (ABL), Carla Pires, o prêmio é um reconhecimento à profissionalização da cadeia produtiva capixaba.
“A presença de uma empresa capixaba entre os destaques da Megaleite mostra que o Estado está se consolidando como referência em qualidade e inovação no setor leiteiro”, diz.
SAIBA MAIS
O que é
A Megaleite é a maior feira de pecuária leiteira da América Latina, com julgamentos, torneios leiteiros, leilões, palestras, cursos, atrações lúdicas e área gourmet, reunindo as principais raças leiteiras e inovações tecnológicas do setor.
Edição de 2025
Aconteceu entre 10 e 14 de junho, marcando sua 20ª edição com o tema “Genética e Inovação”, incluindo debates sobre melhoramento genético para a produção de leite.
A feira teve competições e mostra das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolando, além dos búfalos. O recinto abrigou 1.500 animais.
A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando estima que a exposição movimentou em torno de R$ 300 milhões com a venda de bovinos, equipamentos, máquinas, utilitários, produtos lácteos, além de diversos outros serviços e produtos. Esse montante é 20% superior ao registrado em 2024.
Fonte: Pesquisa AT
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários