Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
tempo 23°C VITÓRIA
User Login
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PLENÁRIO

Peso de Euclério Sampaio na eleição à Assembleia

Prefeito apoia o presidente da Câmara de Cariacica. Petista e progressista também se lançaram na disputa pelo Legislativo estadual

Eduardo Maia | | Atualizado em
PLENÁRIO

Eduardo Maia


          Imagem ilustrativa da imagem Peso de Euclério Sampaio na eleição à Assembleia
Euclério Sampaio, Lelo Couto, Dr. Fernando Santório e Açucena |  Foto: Divulgação

A coluna tem mostrado, nas últimas edições, a quantidade de vereadores de cada Câmara que está disputando as eleições deste ano. Em Cariacica, porém, há algumas peculiaridades.

Clique aqui e receba em primeira mão as notícias da Coluna Plenário

Dos 19 vereadores, apenas três são candidatos: Açucena (PT), Dr. Fernando Santório (PP) e o presidente da Câmara, Lelo Couto (MDB). Todos disputam uma vaga na Assembleia.

Petista de primeiro mandato, Açucena já se posicionava contra a gestão do prefeito Euclério Sampaio (MDB) antes mesmo de ser eleita, e os discursos críticos ao Executivo são frequentes.

Outro caso que chama atenção é o de Santório, integrante de uma família com tradição política em Cariacica.

Embora esteja em um partido aliado a Euclério, ele não conta com o apoio do prefeito. O lançamento da candidatura, inclusive, acabou afastando os dois.

No evento realizado dias atrás, Santório reuniu apoiadores, mas não houve presença de pessoas ligadas à gestão municipal. “Estamos com o povo”, afirmou o progressista durante o lançamento.

O que isso significa?

Nos bastidores, havia diversos vereadores que pretendiam ser candidatos neste ano, mas conforme houve o pedido de Euclério em focar em seus três candidatos, a maioria deles acabou concordando com a situação.

Leia Mais: Mais da metade dos vereadores de Vitória são candidatos

Além de Lelo Couto — o nome com mandato na Câmara que tem apoio exclusivo dele —, o prefeito também estará com Denninho Silva (União) e Sandro Locutor (MDB).

Os próprios vereadores devem ter seus apoios “pulverizados” aos três.

De cabeça na campanha

Euclério está cumprindo férias da prefeitura e depois vai emendar em um período de licença para acompanhar de perto as campanhas de Ricardo Ferraço (MDB) ao governo e de Renato Casagrande (PSB) ao Senado.

Hoje, por exemplo, vai promover o evento “vem colar com o prefeitão”, adesivaço em Jardim América, Cariacica, às 8h.

Na última semana, liderou um encontro com corretores de imóveis do município, angariando apoio para Ricardo-Renato.

Tempo dos partidos

Além de divulgar os tempos de TV de candidatos a governador e senador, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) também apresentou a divisão do horário eleitoral entre os partidos para deputado federal e estadual. Na Câmara Federal, o ranking é:

UPB (2min48s); PL (2min39s); PT/PCdoB/PV (2min13s); PSD (1min12s); Republicanos (1min11s); Podemos (38s); PSB (30s); Psol/Rede (30s); PRD/SDD (26s) e Avante (18s).

Já para estadual...

Os partidos vão ter os seguintes tempos para que seus candidatos à Assembleia peçam votos aos eleitores capixabas nas propagandas de rádio e televisão:

UPB (1min54s); PL (1min48s); PT/PCdoB/PV (1min30s); MDB (48s); Republicanos (48s); PDT (21s); Podemos (25s); PSDB/Cidadania (23s); PSB (20s); Psol/Rede (20s) e PRD/Solidariedade (17s).

Alguns partidos, por não terem representatividade no Congresso, não têm tempo de TV.

Quantidade de nomes ao Senado chama atenção

Conforme a coluna já analisou neste espaço, são 11 candidatos ao Senado na disputa deste ano. Na última eleição geral, eram nove.

O número expressivo surpreendeu o mercado político, que esperava que parte desses nomes desistisse na reta final, seja para mirar outras vagas, seja para abrir mão da candidatura em favor de alianças. Não foi o que aconteceu.

Além dos 10 nomes inscritos até a última semana do registro de candidaturas, surgiu ainda o 11º: o ex-prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (PRTB).

Está mirando alto!

O ex-prefeito de Colatina Guerino Balestrassi (Pode) reuniu apoiadores na inauguração do comitê de sua campanha. Candidato a deputado federal, ele projeta alcançar até 60 mil votos em 2026.

Em 2024, ele recebeu 24.552 votos na disputa pela Prefeitura de Colatina.

Focando na Grande Vitória

O candidato ao governo do Estado Lorenzo Pazolini (Rep) esteve em diversas feiras livres nos últimos dias: Serra, Vila Velha e Vitória, por exemplo, foram três das cidades.

Neste primeiro momento, tem concentrado suas caminhadas na Grande Vitória.

Campanha intensa

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), já tem circulado por diversos municípios nos últimos dias.

Desde sexta-feira passada, circulou por Piúma, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, São Mateus e Linhares.

Tem participado de agendas locais e também reuniões com lideranças das respectivas cidades.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

PLENÁRIO

Plenário, por Eduardo Maia

ACESSAR Mais sobre o autor
PLENÁRIO

Plenário,por Eduardo Maia

PLENÁRIO

Eduardo Maia

PÁGINA DO AUTOR

Plenário

Há mais de 55 anos, a tradicional coluna Plenário acompanha de perto os bastidores da política capixaba nas páginas de A Tribuna. Também presente no Tribuna Online, o espaço traz diariamente notícias, análises e informações exclusivas sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Com olhar atento, revela as costuras políticas que movimentam os quatro cantos do Espírito Santo.