PSD volta a garantir Sergio Meneguelli ao Senado
Mercado político voltou a levantar dúvidas a respeito da candidatura do deputado estadual, que foi garantida no último dia 5
Eduardo Maia
Siga o Tribuna Online no Google
Apesar de a convenção estadual do PSD ter acontecido no último dia 5, parte do mercado político segue em dúvida sobre a consolidação da candidatura do deputado Sergio Meneguelli ao Senado, mesmo tendo sido oficializada no evento.
Clique aqui e receba em primeira mão as notícias da Coluna Plenário
Isso acontece porque qualquer candidatura pode ser retirada ou substituída até dia 15 de agosto, data limite para a inscrição dos nomes que vão concorrer.
Circulou nos bastidores a informação de que o presidente nacional, Gilberto Kassab, poderia minar Meneguelli para alocar a primeira-dama de Colatina, Lívia Vasconcelos (PSD), como vice de Lorenzo Pazolini (Rep), formalizando assim a coligação entre as siglas.
Entretanto, o presidente da legenda, Renzo Vasconcelos, afirmou à coluna que nesse sentido, nada vai mudar. “Confirmo que Meneguelli será nosso candidato a senador”, disse.
Leia Mais: Monjardim e Rodney Miranda podem unir projetos
Consequentemente, Lívia estaria completamente descartada para ser vice de Pazolini. As próprias fontes do Republicanos, sob sigilo, confirmam: “Isso está fora do radar”.
As lideranças do PSD também têm ressaltado que Meneguelli estará junto da sigla e de todas as decisões que foram tomadas. "Vai ser partidário".
As únicas opções
Renzo e Lívia estiveram nos últimos dias em Brasília para tratar de pautas administrativas de Colatina, mas também conversaram sobre política.
A presença de Lívia sinaliza que algum movimento pode estar sendo costurado.
As chapas do PSD para a Câmara Federal e a Assembleia, até o momento, não são consideradas das mais competitivas, mas a entrada de Lívia e uma reorganização dos quadros poderiam mudar esse cenário. Ainda há tempo...
Casamento na direita?
A primeira “reorganização” após o período de convenções pode estar próxima. Os candidatos ao Senado Leonardo Monjardim (Novo) e Rodney Miranda (PRTB) podem se unir em torno do mesmo projeto.
O diálogo entre os partidos está avançado, e a expectativa é de que o desenho possa ser Monjardim ao governo do Estado e Rodney continuar como candidato a senador.
Outro nome à Casa Alta também deve ser apresentado para caminhar com os dois.
Vai ficar um "climão"?
Leonardo Monjardim foi líder de governo do ex-prefeito Lorenzo Pazolini (Rep), e exerce a mesma função atualmente, durante o mandato de Cris Samorini (PP).
Uma eventual disputa ao governo do Estado, portanto, o colocaria de frente ao ex-prefeito da capital, ao qual Monjardim é aliado.
Esquentou em Vila Velha
O bate-boca entre vereadores durante a sessão de ontem na Câmara de Vila Velha foi intenso.
Tudo começou após o presidente em exercício, Hércules Silveira (PP), relembrar que é preciso se ater às matérias no momento de justificativa do voto, não divagar por outros assuntos. Pastor Fabiano (PL) entendeu que o recado foi pra ele, sentindo-se “perseguido”.
Chegou a chamar Hércules de “Alexandre Moraes de Vila Velha”. O veterano precisou suspender a sessão.
Cala-bocas e acusações
Após Pastor Fabiano voltar a levantar a voz, falando que é impedido de falar frequentemente por Hércules, o veterano retrucou:
“Isso é conversa fiada, o senhor é um mal-educado! Você não respeita ninguém. Não pode se falar enquanto o presidente fala, isso é falta de educação e não é regimental”.
Fabiano respondeu:
“Ele se acha Deus aqui, quando ele vai se colocar em seu lugar? Não é possível. Desde a posse você quer mandar, é o Alexandre de Moraes”.
O que a escolha de Casagrande representa?
O ex-governador Renato Casagrande (PSB) já definiu quem será seu primeiro suplente a senador: ex-deputado estadual Marcelo Coelho (PP), que possui base política na região de Aracruz.
Já foi líder de governo na Assembleia do próprio Casagrande durante o primeiro mandato como governador.
Embora do PP, não foi indicação do partido, mas escolha pessoal de Casagrande. A partir de agora, espera-se que o ex-governador escolha uma mulher para compor o espaço de segunda suplente ao Senado. Definição em breve.
Não agradou a todos...
Em um grupo de WhatsApp do PT vilavelhense, uma das lideranças locais desabafou, dizendo que apesar de o partido ter declarado apoio a Renato Casagrande (PSB) como segundo voto, o ex-governador não estaria tão alinhado com o PT há anos.
“Acho que cabe mais reflexões sobre essa indicação, mas respeito a Executiva estadual”, afirmou o petista.
Plano de governo
O candidato ao governo do Estado Helder Salomão (PT) e a candidata a vice-governadora professora Valdirene Bernardino apresentarão hoje o pleno de governo da federação Brasil da Esperança.
Será às 19h, no Clube de Pesca, em Mário Cypreste, Vitória.
Seguem os mistérios...
Cenário ainda é “nebuloso” a respeito das vagas de suplentes de Sergio Meneguelli (PSD), Rose de Freitas (MDB) e Evair de Melo (Rep).
Expectativa é de que algumas devem ser resolvidas de sexta para sábado, ou seja, nos últimos momentos permitidos pela Justiça Eleitoral.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Plenário,por Eduardo Maia
Eduardo Maia
PÁGINA DO AUTORPlenário
Há mais de 55 anos, a tradicional coluna Plenário acompanha de perto os bastidores da política capixaba nas páginas de A Tribuna. Também presente no Tribuna Online, o espaço traz diariamente notícias, análises e informações exclusivas sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Com olhar atento, revela as costuras políticas que movimentam os quatro cantos do Espírito Santo.