Esporte social ganha força e impacta crianças e jovens no ES
Projetos esportivos gratuitos retomam atividades e transformam a rotina de jovens na Grande Vitória
Siga o Tribuna Online no Google
Com a volta às aulas, no último mês, quadras e campos também voltaram a ganhar vida fora do horário escolar. Em bairros da Grande Vitória, projetos sociais retomaram as atividades esportivas, que, mais do que incentivar a prática de exercício físico, estimulam a convivência e a interação social, promovem a disciplina e dão oportunidades para crianças e adolescentes.
Um deles é o projeto Taekwondo Solidário, em Vitória, que atende cerca de 150 alunos, com idades entre 7 e 17 anos, em escolas públicas dos bairros Maruípe, Monte Belo e Bonfim. As aulas são gratuitas e realizadas durante a semana, no período noturno, garantindo que os estudos sigam como prioridade.
A iniciativa já está na terceira temporada e coleciona resultados expressivos, com dezenas de medalhas conquistadas pelos participantes em competições dentro e fora do Espírito Santo.
“O impacto vai além dos pódios. Com uma equipe multidisciplinar, que inclui psicóloga e assistente social, o projeto se transforma em um ambiente de acolhimento. Em tempos de excesso de telas, o esporte é uma alternativa saudável e incentiva o movimento, a concentração e o convívio social”, reforça Bruno Telles, responsável pela execução do Taekwondo Solidário.
O projeto é executado pela B2R Gestão e Projetos, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (Liec), com patrocínio das empresas Engesolda e Kubit Exportação e Importação de Café.
Outro projeto social que segue a mesma linha é o Meninos e Meninas de Santana, desenvolvido em Cariacica, que oferece aulas de futebol gratuitas para mais de 200 crianças e adolescentes de 5 a 16 anos. Já na quarta temporada, promove treinos às quartas e aos sábados, no campo de Santana.
“Atendemos também moradores de bairros vizinhos, ampliando o alcance do projeto e fortalecendo vínculos comunitários”, comenta o presidente da Associação Desportiva, Cultural e Social Santanense, José Miguel Caçador.
Realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, o Meninos e Meninas de Santana tem patrocínio do Grupo Águia Branca e da Ecovias Capixaba.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários