Rota dos Queijos é destaque em João Neiva, no Norte do ES
A região se tornou destino gastronômico que vem se destacando como a rota de delícias e sabores da cidade
É possível encontrar espaços pensados para experimentar os mais variados tipos de produtos produzidos pelos empreendedores no Espírito Santo. Quando se fala de queijos, o principal deles fica em João Neiva, no Norte: a Rota dos Queijos.
A região se tornou destino gastronômico que vem se destacando como a rota de delícias e sabores da cidade. Está localizada às margens da BR-259. O percurso fica entre o distrito de Cavalinho e o trevo entre João Neiva e Colatina.
Os estabelecimentos ficam bem próximos uns dos outros. E quem visita as queijarias também pode aproveitar para conhecer a arquitetura histórica dos antigos casarões de João Neiva, a maioria de imigrantes italianos, além das paisagens rurais da região.
Os visitantes também podem explorar outros produtos artesanais da localidade, como capeletti, macarrão, biscoitos, chocolates, goiabada, mariola e outros doces, embutidos, cachaça, cerveja e instrumentos musicais.
Qualidade
A qualidade dos queijos artesanais do Espírito Santo será mais reconhecida e valorizada com o projeto financiado pelo governo do ES para identificar os tipos de queijo produzidos em território capixaba e determinar as características de cada tipo de produto.
A pesquisa começou no ano passado, dentro das iniciativas apoiadas pelo Programa de Incentivo à Pesquisa, à Extensão, ao Desenvolvimento Social e à Inovação Agropecuária (Inovagro), segundo o coordenador da pesquisa, Jackson Fernandes.
Saiba Mais
Rota dos Queijos
A Rota do Queijo Artesanal, em João Neiva, está localizada às margens da BR-259. O percurso fica entre o distrito de Cavalinho e o trevo de João Neiva x Colatina e foi oficializado em 2023.
Os estabelecimentos que ficam bem próximos uns dos outros vão surpreender os visitantes com espaços aconchegantes e produtos de qualidade.
A rota inclui 19 estabelecimentos que garantem experiências variadas aos visitantes, que vêm de todas as partes do País e até do exterior.
Análise
“O planejamento agora é fazer conexões entre as rotas turísticas”
“Em uma ação iniciada há quatro anos, temos estruturado em um trabalho conjunto com prefeitura, governo do Estado e Aderes, por exemplo, o que se tornou a Rota dos Queijos, em João Neiva. Foram feitas capacitação, apoio e orientação aos produtores, não só de queijos. Há na rota, por exemplo, chocolates, cervejas, massas, cachaças, vinhos e doces. Tem também o casarão de violinos e história da imigração italiana em Demétrio Ribeiro.
Com esse trabalho, muitos produtores se formalizaram, melhoraram a qualidade dos seus produtos e ampliaram o número de produtos e produção. De chocolates, agora tem duas lojas, por exemplo. E o fruto deste trabalho tem começado a ser colhido, valorizando os produtores e seus produtos.
O planejamento agora é fazer conexões entre as rotas turísticas, com armonizações entre queijos e cachaça, café e cerveja... Fazer nossa visibilidade, potencializando nossas particularidades, com nossa cultura, os monumentos naturais, com novas experiências”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários