7,4 mil famílias de Vitória recebem botija de gás gratuita em programa federal
Beneficiários capixabas recebem o vale que permite recarregar o botijão nas revendedoras credenciadas nesta segunda-feira (26)
Mais de 7 mil famílias de baixa renda em Vitória poderão ser beneficiadas pelo Programa Gás do Povo, do Governo Federal. Nesta segunda-feira (26), será iniciada mais uma etapa de implementação da iniciativa social, com o fornecimento gratuito de vale para a recarga do botijão de gás de cozinha.
A capital capixaba não havia sido contemplada na primeira fase do programa, lançada em novembro, e agora passa a integrar a lista de cidades atendidas, junto com outras 17 capitais brasileiras.
“O benefício alivia o orçamento familiar dos mais pobres, que podem destinar o dinheiro que gastariam no botijão para a compra de alimentos ou para suprir outras necessidades básicas”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Segundo o ministro, a previsão é que o Programa Gás do Povo contemple, até março, cerca de 15 milhões de famílias — o equivalente a aproximadamente 50 milhões de pessoas — em todos os 5.571 municípios do país. Até o momento, cerca de 10 mil pontos de comercialização já foram credenciados em menos de dois meses.
A iniciativa envolve os ministérios de Minas e Energia (MME), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal.
Quem tem direito
Para ter acesso ao benefício, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família, contar com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário mínimo e manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses.
Também é necessário que o CPF do Responsável Familiar esteja regular e que o cadastro não apresente pendências, como Averiguação Cadastral ou indício de óbito.
Aplicativo
Por meio do aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, as famílias podem verificar se estão elegíveis, acompanhar a situação do vale e localizar revendas credenciadas.
Os beneficiários também podem entrar em contato diretamente com os estabelecimentos credenciados para tirar dúvidas e obter mais informações sobre o uso do benefício.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários