Mercado vai fortalecer atuação de corretoras
Proposta é que elas consigam, por meio do apoio oferecido pelos representantes, se estabelecerem na profissão com liderança
As corretoras mulheres são 30% do mercado imobiliário no Espírito Santo e devem ganhar uma participação maior nos próximos anos.
É o que afirma a coordenadora de integração feminina do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Espírito Santo (Creci-ES), Isabella Rodrigues.
Para estimular a atuação das mulheres nesse mercado, um programa foi criado com ações em prol da capacitação, apoio e inclusão, formação de networking e visibilidade. A proposta é que elas consigam, por meio do apoio oferecido pelos representantes, se estabelecerem nessa profissão com representatividade e liderança.
Isabella conta que, embora a quantidade de corretoras no Espírito Santo represente 30%, apenas 10% delas estão ocupando cargos de alto escalão nas empresas em que trabalham.
“Muito se fala sobre as qualidades femininas, mas poucas empresas se habilitam a compreender o cenário. No campo imobiliário, as mulheres se desenvolvem com destaque nas incorporadoras e imobiliárias. Isso já ocorre mesmo com visão míope das empresas. Imagine se o mercado potencializar essas corretoras?”, comenta.
A meta da entidade, diz a coordenadora, é ultrapassar as 3 mil corretoras no Estado — número que ela acredita já ser possível em 2026. “Assim, ajudaremos a melhorar o poderoso mercado imobiliário”, destaca.
Esse será um dos temas do Fórum para Desenvolvimento do Mercado Imobiliário Capixaba, evento do Creci-ES que acontece até sexta-feira (23), na sede do conselho, na avenida Hugo Viola, em Jardim da Penha, Vitória.
Durante o evento, vai ser anunciada a criação de quatro novas sub-regionais em Colatina, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Domingos Martins, além da reforma da unidade já existente em Guarapari.
Em cada uma das sub-regionais, haverá ouvidoria, atendimento ao público, atendimento ao corretor e também um agente fiscal para cuidar da regularidade do mercado imobiliário da região.
“Esse é um dos trabalhos que está sendo discutido nesse fórum e que será implantado ao longo deste ano”, diz o presidente do Creci-ES, Manoel Dias.
Será discutida também a regionalização das ações das entidades que compõem o fórum, nos setores da construção civil, indústria e mercado imobiliário.
A programação do fórum, que nasce em 2026, faz parte de um “Programa de Educação Continuada”, que pretende levar cursos, palestras, seminários e fóruns para cidades capixabas.
Tira-dúvidas sobre “CPF dos imóveis” no evento
O Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), chamado de “CPF dos imóveis”, ainda vem provocando algumas discussões e dúvidas entre profissionais do setor e consumidores.
Esse será um dos temas abordados durante o Fórum para Desenvolvimento do Mercado Imobiliário Capixaba, que acontece até amanhã na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Espírito Santo (Creci-ES).
A palestra será realizada pelo advogado Álvaro Lauff, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela aculdade de Direito de Vitória (FDV).
Desde o fim de novembro do ano passado, a Receita Federal começou a implementar o CIB, sistema em que cada imóvel passará a ter um identificador único nacional, para padronizar os cadastros imobiliários e combater a informalidade em aluguéis.
As declarações do Imposto de Renda e as transações imobiliárias serão afetadas pelo mecanismo.
Programação do evento
QUINTA-FEIRA (22)
08h30 – 12h
Álvaro Lauff, doutor e mestre em Direito, professor e advogado, que tratará do CPF do imóvel e da aplicação prática desse instrumento no mercado imobiliário, com foco em regularização, segurança jurídica e eficiência registral;
Apolo Scherer, advogado, corretor de imóveis, dirigente imobiliário e autor de obras na área, que apresentará técnicas de comunicação e persuasão no tema a oratória que vende, voltadas ao desempenho comercial e profissional.
13h30 – 18h
Christiano de Souza Pereira, executivo do setor financeiro e superintendente nacional de crédito imobiliário, que abordará o crédito imobiliário como motor financeiro do mercado imobiliário, analisando financiamento, acesso ao crédito e dinâmica do setor.
Marcelo Gonçalves, analista e estudioso do mercado, que apresentará perspectivas do mercado para o ano que se inicia, com leitura de cenários econômicos, tendências e oportunidades.
SEXTA-FEIRA (23)
08h30 – 12h
Patrícia Crizanto, vereadora de Vila Velha, que tratará da importância das mulheres na construção de uma sociedade mais justa, com enfoque social, profissional e institucional.
Karine Nobre, jornalista especialista em mercado imobiliário e tecnologia, que abordará o uso inteligente da inteligência artificial, destacando aplicações práticas, ganhos de produtividade e limites éticos para o mercado imobiliário.
Sarah Merçon, mestre e doutora em Direito pela USP, que analisará a Lei dos Distratos e o entendimento do STJ, com reflexos diretos no mercado imobiliário e nos contratos.
13h30 – 18h
Rafael Favetti, professor e advogado, mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), que tratará da compra de terras por estrangeiros, com enfoque jurídico e econômico.
Nailor Melo, palestrante referência nacional, que abordará o tema “O corretor protagonista da própria vida”, com foco em postura profissional, protagonismo e trajetória de carreira.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários