Os dez cursos com mais oportunidades no Sisu
Pedagogia lidera a lista, seguida de Administração. Especialistas dão dicas para aumentar chances de conseguir vaga
Pedagogia, Administração e Matemática lideram a lista dos 10 cursos com mais vagas na lista do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano.
Direito e Medicina ocupam o quinto e nono lugar, respectivamente. Especialistas destacam algumas estratégias para aumentar as chances de conseguir a vaga.
No Espírito Santo, o Sisu disponibilizou 6.450 vagas. Delas, 5.007 são para a Ufes, divididas em 99 cursos. Alguns dos cursos com mais vagas são Administração e Ciências Contábeis (200 cada), Direito (120) e Ciências Econômicas (100).
Um dos conselhos é pesquisar sobre as universidades e seus critérios de peso. Daniel Rojas, diretor e professor de Matemática da Escola Madan, explica que as instituições de ensino podem valorizar áreas de forma diferente.
“O candidato precisa conseguir entender quais são os pesos de cada instituição, até para saber qual que valoriza mais a nota dele, porque se é um cara que foi muito bem em Matemática, se tiver uma universidade que vai dar um peso grande para ela, é melhor. E aí ele vai fazendo isso”.
Todo dia sai uma parcial com a colocação de cada candidato, sendo que a posição pode variar. Para aqueles colocados na lista de espera, o professor tem dois conselhos.
O primeiro é pesquisar quantas pessoas foram convocadas nos anos anteriores e identificar um padrão. “Então dá para notar se as chances são altas”.
Isso é importante por causa da segunda opção de curso, explica. O candidato pode terminar aprovado nela e, com isso, perder a posição na lista de espera.
Aluna do Madan, Beatriz Lamonica, de 18 anos, tendo o resultado do Enem 2025 em mãos, analisou as notas de corte dos anos anteriores e calculou a própria média considerando os pesos do curso.
“Foi o que eu fiz. No meu caso, existe sim a possibilidade de ser chamada, pois tive uma nota relativamente alta para o curso que pretendo”, conta.
Regina Godinho, pró-reitora de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ressalta que os candidatos devem olhar diariamente o sistema do Sisu porque as notas de corte costumam variar muito.
“Pode ser que hoje ele não consiga fazer matrícula no curso desejado, mas isso pode mudar amanhã”.
Fique por dentro
Cursos com mais vagas
1º - Pedagogia - 10.145
2º - Administração - 9.462
3º - Matemática - 9.332
4º - Ciências Biológicas - 8.932
5º - Direito - 7.834
6º - Química - 7.647
7º - Física - 6.773
8º - Engenharia Civil - 6.704
9º - Medicina - 5.524
10º - Agronomia - 5.458
Cursos com mais vagas
O Sisu 2026
Até a próxima sexta-feira (23), os candidatos poderão escolher entre 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições participantes. O único Estado fora do Sisu é Rondônia, que tem processo seletivo próprio.
A novidade deste ano é que o Sisu passará a considerar o resultado das três últimas edições do Enem – 2023, 2024 e 2025.
As vagas disponibilizadas no processo seletivo terão como referência a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso, desde que o participante tenha tirado nota superior a zero na Redação e não tenha sido treineiro.
Colocação
Após a opção inicial do curso, o conselho é conferir diariamente o sistema para verificar sua colocação.
As posições podem mudar bastante de um dia ao outro, com notas de corte tanto aumentando quanto diminuindo.
É possível alterar as opções de curso quantas vezes forem necessárias até às 23h59 de sexta-feira (23). Também é recomendado avaliar bem as opções.
Instituições diferentes, pesos diferentes
As instituições de ensino superior podem atribuir pesos diferentes para cada uma das quatro áreas do conhecimento e para a Redação do Enem em seus cursos.
Por exemplo, um curso de Medicina pode dar mais peso para Ciências da Natureza, enquanto um curso de Letras pode valorizar Linguagens.
Além disso, os critérios de peso para um mesmo curso também pode variar entre instituições. O candidato deve avaliar isso durante essa semana de inscrição.
Quando um candidato se inscreve em um curso que tem pesos, o sistema calcula automaticamente a média ponderada, gerando a nota de concorrência para aquele curso.
Fique atento com as opções de curso
No Sisu é possível escolher duas opções de curso. Mas o candidato precisa ficar atento. Especialistas alertam que a segunda opção deve ser pensada com cuidado. O candidato só deve escolher um curso que queira realmente fazer.
Além disso, é preciso avaliar a posição na lista de espera do curso desejado, considerando que, se aprovado na 2ª opção, será desqualificado da 1ª.
Cotas
O estudante precisa entender em qual cota ele se enquadra quando for selecionar sua opção. Instituições de ensino variam, havendo cotas raciais, de gênero entre outras.
É importante lembrar que documentos serão solicitados na hora da matrícula.
Resultado
Será divulgado na próxima quinta-feira (29).
Matrícula: Poderá ser realizada a partir do dia 2 de fevereiro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários