"Gringo brasileiro" se surpreende ao provar moqueca capixaba: "O resto é peixada"
Em visita ao Espírito Santo, ele disse que está adorando visitar o Estado e se mostrou surpreendido com o sabor do prato típico
O estadunidense Spencer, conhecido nas redes sociais como "gringo brasileiro", chamou a atenção após compartilhar um vídeo provando a moqueca capixaba. Em visita ao Espírito Santo, ele disse que está adorando visitar o Estado e se mostrou surpreendido com o sabor do prato típico.
No vídeo, Spencer aparece em um restaurante na Eseada do Suá, em Vitória, provando a moqueca. "Primeira mordida: Nossa Senhora, é muito bom! Não tem como não gostar. Verdadeiro sabor brasileiro", afirma.
Além do sabor surpreendente, o gringo se mostrou encantado com a vista da baía de Vitória, com vista privilegiada para o Convento da Penha. "Experiência mais brasileira, mais capixaba. Tô adorando esse Estado, gente. Não sei como se diz mas, 'poquei' na moqueca. Como se usa o pocar?", brincou.
Por fim, o blogueiro, que tem mais de 1,8 milhões de seguidores no Instagram, polemizou ao citar a comparação que existe entre as moquecas capixaba e baiana. "Nunca experimentei moqueca baiana mas, moqueca é capixaba, o resto é peixada", disse.
Nos comentários, capixabas parabenizaram Spencer pelas falas. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, incentivou a provocação: "Aqui no Espírito Santo a gente diz com orgulho: moqueca é capixaba. O resto você já provou que sabe", escreveu.
Outra internauta fez questão de provar historicamente que moqueca é capixaba: "Sim, a moqueca de verdade é capixaba. Moqueca vem de “Moquém”, palavra do tupi guarani que era uma grelha artesanal usada para preparar peixe. Moqueca genuinamente é um prato indígena, e antes da chegada dos portugueses não havia azeite de dendê no Brasil. O dendê veio da África Ocidental, é nativo do Congo e chegou ao Brasil junto com africanos escravizados por volta de 1540. Ou seja, a que se come na Bahia é uma receita incrementada", destacou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários