Movimento no TIP deve crescer 5% neste Natal; veja orientações para passageiros
Os destinos de maior procura no interior de Pernambuco são Caruaru e Arcoverde
O Terminal Rodoviário Prefeito Antônio Farias (TIP) projeta um aumento de 5% no fluxo de passageiros para o feriado de Natal em 2025. Segundo levantamento divulgado pela Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI), gestora da unidade, a expectativa é que cerca de 32,3 mil pessoas circulem pelo terminal entre os dias 23 e 28 de dezembro, contabilizando embarques e desembarques. No mesmo período do ano passado, o terminal registrou a passagem de 30.809 usuários.
Para absorver a demanda reprimida, as 13 empresas que operam no local já planejam a disponibilização de viagens extras, que serão acionadas conforme a procura nos guichês e canais digitais. A movimentação reflete a tradição de viagens para o interior e capitais vizinhas. Os destinos de maior destaque são Caruaru e Arcoverde, nas linhas intermunicpais, e Salvador (BA) e Fortaleza (CE), nas rotas interestaduais. Passagens e horários podem ser consultados diretamente no portal da Socicam, concessionária responsável pela administração do terminal.
Recomendações aos viajantes
Para evitar transtornos, a administração do TIP reforça a importância do planejamento. A principal orientação é que o passageiro chegue ao terminal com pelo menos uma hora de antecedência. Embora existam horários extras, a compra de última hora não garante embarque imediato, uma vez que as vagas dependem da disponibilidade momentânea das empresas. É importante estar com documentos originais de identificação, especialmente de menores de idade e também verificar se o bilhete contém o selo da tarifa de embarque.
Em relação a bagagem, a orientação é identificar todas as malas com nome, telefone e endereço. Uma atenção especial é necessária no embarque de menores de idade. O transporte é gratuito para crianças de até seis anos incompletos, desde que viajem no colo. Para os demais casos, a legislação exige acompanhantes para menores até 16 anos. O acompanhente deve ser parente de até 3º grau com comprovação ou adulto autorizado por escrito. Para menores a partir de 16 anos que viajam desacompanhados é necessário autorização judicial original.Para viagens dentro da mesma Região Metropolitana, não é necessária autorização do Juizado da Infância e Juventude.
Para tirar dúvidas: www.rodoviariarecife.com
Telefone TIP: (81) 3452-0005
Canal Interativo: (81) 3207-1088
Comentários