Ampliação de Portocel deve ser decidida ainda este ano
A proposta é parte de um plano estratégico iniciado em 2019
Ampliar Portocel, em Aracruz, é um dos investimentos planejados pela Suzano. E a expansão deve ser submetida à avaliação dos acionistas ainda este ano, segundo Alexandre Billot, gerente-executivo de Operações Portuárias.
A proposta é parte de um plano estratégico iniciado em 2019, que prevê a diversificação das operações e a preparação da estrutura para o ritmo de crescimento do Espírito Santo nos próximos 10 anos.
O terminal vem passando por um processo de mudança gradual. Portocel, historicamente dedicado ao embarque de celulose, já incorporou novas cargas à rotina operacional, conforme o CEO da Suzano, Beto Abreu. Ele contou que, só na manhã de terça-feira (18), por exemplo, Portocel recebeu um lote de 5.300 veículos vindos da China.
A estratégia acompanha declarações anteriores da Suzano, controladora do terminal ao lado da Cenibra, sobre o interesse em dobrar a capacidade de Portocel no horizonte de uma década. O plano está em andamento e, segundo Billot, o conjunto de propostas deve ser levado à deliberação dos acionistas ainda este ano, etapa necessária para viabilizar a execução.
Ao lado de Portocel avança a construção do porto da Imetame, pensado para cargas gerais, inclusive contêineres. A presença de um novo terminal tende a ampliar a movimentação logística local.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários