Acessos ao Morro do Moreno serão fechados por oito meses para obras em Vila Velha
A partir da próxima segunda-feira (17), não será permitido entrar no local. Projeto prevê construção de sete mirantes e cafeteria
Cartão-postal de Vila Velha e parada certa para quem busca uma das vistas mais bonitas do Espírito Santo, o Morro do Moreno terá seu acesso fechado por oito meses a partir de segunda-feira para obras.
O projeto de infraestrutura urbanística do Monumento Natural Morro do Moreno prevê sete novos mirantes, cafeteria no topo, área de recepção e um novo portal na base. A previsão é que ele seja inaugurado no segundo semestre de 2026.
A ordem de serviço que autoriza o início das obras será assinada sábado pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e pelo governador Renato Casagrande.
A secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, explicou que a interdição será total durante o período previsto para as obras – de oito meses –, a partir de segunda-feira.
Nenhuma trilha será liberada nesse período, por isso os acessos serão fechados com tapumes e com vigilância de responsabilidade da empresa que está executando a obra.
“Teremos, já no início, a pavimentação e a drenagem da via principal de acesso. Também vamos começar a trabalhar na questão dos mirantes, que são sete. Não tem como manter as trilhas liberadas até a entrega do projeto todo pronto”.
Ela explicou que a interdição é para segurança das pessoas. “Os mirantes se projetam sobre rochas e à frente delas. Imagina o risco de pessoas quererem subir para fazer fotos ainda durante a execução. Além disso, teremos o trânsito de máquinas pesadas”.
A reabertura, segundo ela, só vai acontecer quando toda infraestrutura do monumento for inaugurada, no ano que vem.
Menara explicou que, apesar do período fechado, essa será uma obra de valorização da beleza natural de Vila Velha.
“O Morro do Moreno continuará sendo um parque público, totalmente gratuito, mas com novos pontos de descanso e contemplação. A obra também altera o mínimo possível da vegetação natural, por isso estamos mantendo as trilhas como estão. Os mirantes serão construídos em áreas já degradadas, sem essa vegetação, assim como a cafeteria no topo”, ressaltou a secretária.
Fique por dentro
Ordem de serviço
A ordem de serviço que autoriza o início das obras de implantação da infraestrutura urbanística do Monumento Natural Morro do Moreno será assinada no sábado.
Com investimento de R$ 10 milhões, a obra é uma parceria da Prefeitura de Vila Velha com o governo do Estado.
Como vai ficar?
O projeto inclui a pavimentação de 730 metros da via principal de acesso ao topo, a construção de portaria, sanitários, sala administrativa, depósito, estacionamento e espaço voltado à educação ambiental.
Também terá sete mirantes com vistas panorâmicas.
O conjunto de edificações inclui ainda um receptivo na rua Xavantes, com sala para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sala de enfermaria, área de estar, bilheteria, sanitários acessíveis, copa de apoio e iluminação pública em LED.
No topo, serão construídas uma cafeteria e área de apoio coberta, para descanso e convivência.
Quando começam as obras?
As obras começaram em maio pela área da rua João Joaquim da Mota, na Praia da Costa, fora dos limites da unidade de conservação. Essa etapa inicial incluiu a demolição de edificações antigas e a preparação do terreno.
A partir de segunda-feira (17), no entanto, o acesso ao Morro do Moreno ficará interditado ao público para garantir a segurança dos frequentadores. A reabertura está prevista para o segundo semestre de 2026.
Nesse período, o acesso será fechado por tapumes e não haverá nenhuma das trilhas liberadas para a subida.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários