Filme que pode render o Oscar a Wagner Moura estreia nos cinemas
Thriller político, que pode render ao baiano o Oscar de Melhor Ator, se passa no Carnaval de 1977, durante a ditadura militar
O thriller político que tem colocado o audiovisual brasileiro novamente nos holofotes internacionais e que pode render a Wagner Moura o Oscar de Melhor Ator estreia nesta quinta-feira (6) nas salas do Espírito Santo.
Trata-se de “O Agente Secreto”, filme com direção de Kleber Mendonça Filho (“Bacurau” e “Aquarius”) e ambientado no Carnaval de 1977 sob o contexto sociopolítico da ditadura militar.
No centro da trama, que mistura espionagem, política, relato pessoal e elementos surreais, está o personagem do baiano Wagner Moura, que volta a atuar em português após mais de uma década.
“Voltar para casa, para Recife, para trabalhar com o Kleber, foi como retornar às raízes do meu trabalho como ator. Somos artistas sem medo de dizer o que tem que dizer. Somos nordestinos. Isso é uma coisa muito forte”, refletiu o artista de 49 anos.
O astro dá vida a Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso. Na casa dos 40 anos, ele volta à capital pernambucana em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Em Recife, o protagonista se esconde no Edifício Ofir, um prédio que abriga pessoas que precisam de refúgio por diferentes motivos. O espaço é gerenciado por Dona Sebastiana, o alívio cômico do longa-metragem.
Com uma presença marcante e tiradas hilárias, a personagem vivida pela potiguar Tânia Maria, de 78 anos, tem conquistado o público. A revista Variety, inclusive, colocou a artista como um possível nome para ganhar o prêmio de Atriz Coadjuvante no Oscar.
“Para mim, é uma honra muito grande gostarem do que eu fiz. Eu gosto de acolher, de brigar, de reclamar... Eu sou desse jeito que 'tá' no filme!”, revelou ela, que foi descoberta por Kleber Mendonça Filho enquanto fazia figuração nas gravações de “Bacurau” (2019).
Assim como em toda sua filmografia, o cineasta resgata diversas referências de sua vida em Pernambuco e também faz alusão a clássicos de Hollywood. Também integram o elenco nomes como Maria Fernanda Cândido, Thomás Aquino, Udo Kier e Gabriel Leone.
“O Agente Secreto” estreia no Brasil após passar por mais de 50 festivais de cinema em todo o mundo e conquistar quase 20 prêmios, incluindo o de Melhor Diretor (Kleber Mendonça Filho) e Melhor Ator (Wagner Moura) no Festival de Cannes.
Recentemente, o filme foi indicado ao Gotham Awards de Melhor Roteiro Original e Melhor Ator (Wagner Moura).
Assista ao trailer de O Agente Secreto
Mais estreias
“Predador: Terras Selvagens”
Novo filme da franquia de ficção científica que teve seu início em 1987. Acompanha um jovem Predador da raça Yautja que, excluído de seu clã, encontra uma aliada em Thia, uma sobrevivente humana.
“Quando o Céu se Engana”
Ícone de franquias de sucesso, Keanu Reeves interpreta um anjo bem-intencionado, mas um tanto ineficiente. Durante a história, ele se envolve na vida de um trabalhador autônomo em dificuldades e de um rico capitalista de risco.
“Honey, Não!”
A comédia gira em torno de uma investigadora particular que investiga uma série de mortes ligadas a uma igreja misteriosa. Com Margaret Qualley.
“Grand Prix: A Toda Velocidade”
Nesta animação, uma jovem ratinha sonha em se tornar uma corredora de carros e competir no Grand Pix.
“Uma Nova História”
Dirigido e protagonizado pela terapeuta e pastora Angela Sirino, filme cristão acompanha três mulheres em suas jornadas de cura.
“Enterre Seus Mortos”
Estrelado por Selton Mello e Marjorie Estiano, o terror apresenta a rotina de um homem encarregado de remover animais mortos em rodovias.
“Dollhouse: A Boneca da Casa”
Novo filme de terror japonês inspirado nos bebês reborn. A direção é de Shinobu Yaguchi, conhecido por comédias como “Garotas do Balanço” e “Wood Job”.
“Twice: One in a Milion”
Documentário que celebra os 10 anos do grupo feminino de K-pop Twice, fenômeno global responsável por sucessos como “Cheer Up” e “Fancy”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários