Número de infectados no Hospital Santa Rita sobe para 93
De acordo com a Sesa, investigação sobre o surto segue até hoje, e a previsão é de que o resultado das análises seja divulgado nesta segunda
Mais três pessoas estão sob investigação e agora estão entre os suspeitos do surto de infecção que acontece no Hospital Santa Rita, em Vitória. Com os novos casos, o número sobe para 93 suspeitos. Até sexta-feira eram 90.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a investigação sobre o surto segue até hoje, e a previsão é de que o resultado das análises seja divulgado amanhã.
Uma funcionária do hospital, que preferiu não se identificar, teve alta após ficar internada devido ao surto misterioso. Ela disse estar aliviada, mas ao mesmo tempo insegura. “Tenho receio de voltar a trabalhar. Não faço ideia do que pode ser. Vamos esperar os resultados da investigação ficarem prontos”.
A técnica de enfermagem do Hospital Santa Rita Giani Santos, que está internada desde o dia 15 deste mês, está em constante melhora após ter acordado de um coma na última quarta-feira. De acordo com o marido Carlos Reis, ela ainda está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas pode deixar a ala nos próximos dias.
“O PCR dela, que mede o nível de infecção no sangue, baixou bastante”, comemorou Carlos, aliviado com a melhora da companheira, que chegou a depender 100% do respirador artificial. “Ficou quatro dias totalmente dependente do aparelho”.
Carlos lembra que ela começou a sentir sintomas respiratórios, foi levada para o pronto-socorro e já foi internada. “A situação evoluiu rapidamente. Ataca muito rápido e afeta diretamente o pulmão”.
Segundo o novo boletim sobre o surto intra-hospitalar, dos 93 casos suspeitos em investigação, 76 são de funcionários, sendo que no balanço anterior eram 72. O número de casos de acompanhantes se manteve em 11. Já em relação aos pacientes, os sete casos suspeitos diminuíram para seis.
O boletim de ontem apontou que 87 dos casos suspeitos estão em acompanhamento enquanto os outros seis estão internados, sendo dois na UTI e quatro na enfermaria. Dos internados, cinco são trabalhadores do Hospital Santa Rita e um é paciente.
Entenda
Avaliação desde 20 de setembro
Números
Ao todo, foram contabilizados ontem 93 casos suspeitos, sendo 6 pacientes, 11 acompanhantes e 76 trabalhadores do Santa Rita.
Entre os suspeitos, 6 seguem internados: 2 na UTI e 4 na enfermaria. Deles, 5 são funcionários e 1 é paciente.
Ontem, três municípios registram internações de casos suspeitos: Cariacica (2), Serra (3) e Vitória (2).
Altas
Uma alta foi registrada (Vitória) e 2 casos internados em UTI seguem com evolução (Serra e Vitória).
Sintomas
Em geral, febre, dor de cabeça, dor no corpo e mal-estar geral, semelhantes aos de uma virose.
Em torno do quarto dia, os pacientes começaram a ter tosse e alguns, com dor torácica. Esses funcionários buscaram o Hospital Santa Rita.
Entre o terceiro e o quarto a procurarem o hospital foram feitos exames de raio-X de tórax e tomografia.
Os casos foram comparados e a equipe do hospital entendeu que se tratava de algo diferente.
Fonte: Secretaria de Saúde (Sesa)
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários