Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AUTOMOTOR

Auto Motor é uma coluna dedicada ao universo automotivo, apresentada por Jorge Moraes. Traz testes de veículos, análises, entrevistas e notícias sobre lançamentos, tecnologia, mobilidade e tendências do setor. Com linguagem acessível e conteúdo técnico de qualidade, a coluna é voltada para apaixonados por carros e para quem busca informação confiável sobre o mercado automotivo.

Regras da Uber Black podem afetar vendas de carros 0km

Nova regra da Uber para categorias premium pode afetar montadoras e motoristas de app

Jorge Moraes, Colunista de A Tribuna | 23/10/2025, 13:35 h | Atualizado em 23/10/2025, 13:35
AutoMotor

Jorge Moraes

Jorge Moraes é jornalista e referência no setor automotivo brasileiro. Com mais de 28 anos de carreira, foi editor do Diário de Pernambuco, colunista do UOL, âncora da CBN Recife e apresentador do programa Auto Motor, exibido na TV Tribuna/Band. Reconhecido por sua autenticidade e expertise, já realizou coberturas internacionais nos principais salões automotivos do mundo e é palestrante e mentor, com mais de 1.000 profissionais mentorados na área automotiva.



          Imagem ilustrativa da imagem Regras da Uber Black podem afetar vendas de carros 0km
Renault Kardian não poderá mais ser usados no serviço premium da Uber |  Foto: Divulgação

A atualização anunciada pela Uber nas regras para aceitação de veículos nas categorias Black e Comfort, com início previsto para janeiro de 2026, pode impactar as vendas de carros novos no País. Na lista, há modelos com pouco tempo de mercado e que deixarão de ser aceitos pela plataforma na categoria premium.

Entre os veículos que não poderão mais ser utilizados no serviço premium da Uber estão Renault Kardian, Citroën Basalt, Hyundai Kona Hybrid, Peugeot e-2008 e Chery Tiggo 3X, além de outros modelos como JAC J3 Turin e JAC iEV40.

No entanto, o impacto pode ir além do serviço de transporte por aplicativo. Montadoras que apostam nesses modelos como opções de entrada e com apelo urbano podem sentir uma retração na demanda, já que uma parcela dessas vendas é feita para motoristas parceiros, que, na maioria das vezes, compram com CNPJ.

Modelos como o Kardian e o Basalt, por exemplo, foram projetados para atender a públicos que incluem profissionais de aplicativos, unindo consumo eficiente e conectividade, características valorizadas nesse mercado.

Nas redes sociais, inclusive, diversos usuários reclamam da atitude da empresa. Alguns motoristas de aplicativo chegaram a realizar investimentos para se enquadrarem na categoria Black, mas a aposta no modelo terá um preço caro a se pagar.

Além disso, a exclusão de modelos híbridos e elétricos, como o Kona Hybrid e o Peugeot e-2008, vai na contramão da tendência de incentivo à eletrificação no transporte urbano.

Ajuste com usuários

Procurada, a Uber citou que a decisão faz parte de um ajuste estratégico da plataforma, que afirma ter se baseado em pesquisas com passageiros e motoristas, bem como em análises sobre as preferências dos usuários de categorias premium.

Até lá, fabricantes e concessionárias observam com atenção o possível reflexo nas vendas e na composição do mercado de carros usados e seminovos ligados a aplicativos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

AutoMotor

AutoMotor, por Jorge Moraes

Jorge Moraes é jornalista e referência no setor automotivo brasileiro. Com mais de 28 anos de carreira, foi editor do Diário de Pernambuco, colunista do UOL, âncora da CBN Recife e apresentador do programa Auto Motor, exibido na TV Tribuna/Band. Reconhecido por sua autenticidade e expertise, já realizou coberturas internacionais nos principais salões automotivos do mundo e é palestrante e mentor, com mais de 1.000 profissionais mentorados na área automotiva.

ACESSAR Mais sobre o autor
AutoMotor

AutoMotor,por Jorge Moraes

Jorge Moraes é jornalista e referência no setor automotivo brasileiro. Com mais de 28 anos de carreira, foi editor do Diário de Pernambuco, colunista do UOL, âncora da CBN Recife e apresentador do programa Auto Motor, exibido na TV Tribuna/Band. Reconhecido por sua autenticidade e expertise, já realizou coberturas internacionais nos principais salões automotivos do mundo e é palestrante e mentor, com mais de 1.000 profissionais mentorados na área automotiva.

AutoMotor

Jorge Moraes

Jorge Moraes é jornalista e referência no setor automotivo brasileiro. Com mais de 28 anos de carreira, foi editor do Diário de Pernambuco, colunista do UOL, âncora da CBN Recife e apresentador do programa Auto Motor, exibido na TV Tribuna/Band. Reconhecido por sua autenticidade e expertise, já realizou coberturas internacionais nos principais salões automotivos do mundo e é palestrante e mentor, com mais de 1.000 profissionais mentorados na área automotiva.

AutoMotor

Auto Motor é uma coluna dedicada ao universo automotivo, apresentada por Jorge Moraes. Traz testes de veículos, análises, entrevistas e notícias sobre lançamentos, tecnologia, mobilidade e tendências do setor. Com linguagem acessível e conteúdo técnico de qualidade, a coluna é voltada para apaixonados por carros e para quem busca informação confiável sobre o mercado automotivo.