Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Prefeito de Vila Velha pode mudar as rotas

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 17/10/2025, 09:40 h | Atualizado em 17/10/2025, 10:39

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito de Vila Velha pode mudar as rotas
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo |  Foto: Divulgação

Com as divergências existentes nos discursos do presidente da federação União-Progressista, Da Vitória (PP), e do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), quem tem observado o clima “de fora” com preocupação é o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido).

Prefeito já fez algumas reuniões com Da Vitória, inclusive em Brasília, acompanhado do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira. Quer se filiar à sigla para disputar o governo em 2026. Entretanto, interlocutores de Arnaldinho já apontam que, mais uma vez — como aconteceu em 2024 —, a possível chegada do prefeito ao PP pode cair por terra.

Nos bastidores, o grupo do canela-verde avalia que atualmente não há clima para uma filiação. É preciso esperar para ver se os pontos serão ajustados. Tem até abril. Enquanto isso, já tem outras cartas na manga.

Atenção ao outro lado

Conforme a coluna já analisou, Arnaldinho tem hoje o controle — embora indireto — da federação PRD/SDD no Espírito Santo. É esse, inclusive, o refúgio dele caso o “namoro” com o PP mais uma vez não dê certo. Alguns aliados já defendem que ele faça isso, mas, nos bastidores, Arnaldinho deve adotar cautela. Esperar mais um pouco. A ver.

“Quero outro palanque”

Deputado federal Evair de Melo (PP) ressaltou à coluna que “será voto” para que a federação tenha palanque diferente do palaciano. Ele é aliado de 1ª hora do prefeito Pazolini (Rep). “Estava em silêncio, porém diante dos últimos fatos serei voto para ficarmos em outro palanque. Com dois federais e presidente da Ales, a federação não pode ser 'vagão'”.

Desembargador

O juiz Aldary Nunes Junior foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJ-ES), pelo critério de merecimento.

O magistrado vai ocupar a vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Carlos Simões Fonseca.

Após a escolha pelos membros da Corte, o resultado foi proclamado pelo presidente do TJ-ES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr., que, em seguida, deu posse administrativa ao novo desembargador.

Saudades rubro-negras

Ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB) publicou alguns registros em suas redes sociais ao lado do finado pai, ex-governador Max Mauro, morto em novembro passado. “Nossa última vez no Maracanã. Se estivesse aqui, certamente estaria celebrando a fase do Flamengo”, disse o filho.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito de Vila Velha pode mudar as rotas
Max Filho publicou alguns registros em suas redes sociais ao lado do finado pai |  Foto: Reprodução/Redes sociais

Saída de presidente do PP será sem ruídos

Presidente da Câmara de Vitória, Anderson Goggi (PP), esteve com Da Vitória e Marcos Delmaestro ontem no gabinete do parlamentar. “A nossa parceria continua, embora liberado pelo PP, seguimos juntos em prol de um bem maior. Quanto ao futuro, darei tempo ao tempo e não anteciparei o calendário eleitoral”. Conforme a coluna publicou em primeira mão, Goggi segue no projeto de Pazolini e a tendência é que se aproxime ainda mais do Republicanos.

GALERIA

“Sou pago para isso”

Em contato com a coluna, o vereador de Vitória Dárcio Bracarense (PL) diz não se considerar oposição à gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). “Não sou oposição. Fiscalizo porque sou pago pela população para isso. Apoio político é outra coisa. Pazolini pode ter o meu no dia que pronunciar a palavra 'Bolsonaro', algo que ele nunca disse”.

Oposição une PT e PL

Vereador de Vila Velha Rafael Primo (PT) defendeu o colega Pastor Fabiano (PL) na tribuna da Câmara. “Quero fazer requisição para que o Procurador relate o que essa Casa vai fazer em relação às ofensas e agressões que o prefeito fez ao parlamentar. Mandou o parlamentar lavar a boca”, ressaltou o petista.

Novo presidente estadual

O Agir passou a ter novo presidente no Estado. Vereador de Vila Velha Flávio Pires assumiu a função. Em seu segundo mandato, foi eleito nas duas vezes pela sigla. Chapa para estadual da legenda está adiantada.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: