Guardiões da Natureza na reserva da Águia Branca
Estudantes que tiveram redação escolhida pelo projeto de A Tribuna vão passar o dia na floresta, que fica em Vargem Alta

A terceira edição do projeto Guardiões da Natureza será fechada com chave de ouro nesta quinta-feira (2): os estudantes que escreveram as melhores redações vão fazer uma visita à Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta.
Adriana Denadai, head de sustentabilidade e comunicação corporativa do Grupo Águia Branca, explicou que os jovens terão uma vivência prática.
“A programação vai permitir uma vivência na nossa floresta. Eles serão guiados pelas nossas biólogas e vão conhecer um pouco mais sobre o que é a Reserva Aguiar Branca e também todo um contexto de conservação ambiental. Vamos falar um pouco da biodiversidade, da importância de um lugar preservado não só pelo lugar em si, mas pela relação com a comunidade”.
De acordo com Aline Lobato, bióloga, analista de sustentabilidade da Reserva Ambiental Águia Branca, o espaço é hoje um dos maiores refúgios particulares de Mata Atlântica no Estado.
“Já foram catalogadas mais de 800 espécies de fauna e flora, e a cada visita de pesquisadores esse número pode aumentar”, disse.
“É uma área muito rica em biodiversidade: temos diversas espécies raras e ameaçadas de extinção, como a abelha nativa uruçu-capixaba a palmeira-juçara, espécies que os alunos poderão conhecer de perto”, completou.
Durante o passeio, à tarde acontecerá a entrega dos certificados de Guardiões da Natureza aos jovens. Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna, afirmou que 18 alunos serão certificados e participarão da solenidade no Hotel Eco Lodge, com muita troca com os educadores ambientais.
O Guardiões da Natureza é idealizado pela Reserva Águia Branca e pela Rede Tribuna. Nesta edição, participam alunos do 7º ao 9º ano de escolas públicas municipais e estaduais. Cada uma fez uma redação sobre o tema “Mudanças Climáticas”. Essa é a terceira vez que a visita à reserva acontece.
Dentre as unidades de ensino participantes está a escola estadual Nova Carapina, na Serra, e a escola municipal Talma Sarmento de Miranda, de Cariacica.
O diretor da Talma, Enoque Rocha, afirmou que o passeio irá possibilitar às premiadas Yasmin Souza e Priscila Siqueira vivenciarem na prática tudo que sempre conheceram ou viram apenas em livros ou por meio de recursos tecnológicos.
“Lá, experimentarão de forma lúdica a conexão direta de todos os seus sentidos com a natureza num mergulho sensorial com o ‘banho da floresta’”.
Fique por dentro
Projeto Guardiões da Natureza

Idealizado pela Reserva Águia Branca e pela Rede Tribuna, é uma iniciativa que une conscientização ambiental com produção de texto.
Participam desta 3ª edição alunos do 7º ao 9º ano de oito escolas públicas municipais e estaduais.
Com o tema “Mudanças Climáticas”, cada escola fez um concurso de redação internamente, selecionando as 25 melhores. Semanalmente, os autores dessas redações visitaram à sede da Rede Tribuna, em Vitória.
Durante a visita, os estudantes conheceram as instalações do jornal A Tribuna, Tribuna Online, TV Tribuna e rádios Tribuna FM e Legal FM, além de terem assistido a vídeos institucionais sobre os trabalhos desenvolvidos na Reserva Ambiental Águia Branca e na Rede Tribuna.
Em cada visita, dois alunos foram premiados com o título de Guardião da Natureza.
Na próxima quinta-feira, dia 2, os alunos vencedores e seus professores farão um passeio na Reserva Ambiental Águia Branca e serão homenageados, recebendo o certificado de Guardiões da Natureza.
Segundo Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna, haverá a 4ª temporada do projeto em 2026.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários