Motorista flagrado com licenciamento vencido pode ter veículo apreendido
Blitze do Detran-ES para fiscalizar proprietários de veículos com licenciamento anual em atraso começam no próximo dia 1º

Os motoristas do Espírito Santo que estão com o licenciamento anual do veículo atrasado devem ficar atentos. A partir do dia 1º de outubro, o Detran-ES inicia a fiscalização do licenciamento veicular 2025.
Caso o motorista seja flagrado com o documento vencido, pode sofrer penalidades que vão desde multa e perda de pontos na CNH até a apreensão do veículo.
Até o momento, mais de 1 milhão de veículos no Espírito Santo estão com o lincenciamento atrasado, segundo dados do Detran-ES.
Na última sexta-feira (19), venceu o prazo para quitação do licenciamento anual, assim como a última parcela do IPVA — para os motoristas que optaram pelo parcelamento. As datas de pagamento são definidas conforme o número final da placa do veículo.
Confira o calendário dos vencimentos dos licenciamentos da última cota e a tabela completa de todos os vencimentos.
De acordo com a legislação, veículos com ano de fabricação até 2009 estão automaticamente isentos do pagamento do imposto em 2025, por já terem mais de 15 anos de uso.
Como pagar o IPVA em atraso
O pagamento do tributo pode ser feito no Detran|ES, localizado na Avenida Fernando Ferrari, 1080, Mata da Praia, Vitória, ou na Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz), na Avenida João Batista Parra, 600, Enseada do Suá, Vitória.
É possível também emitir o boleto por meio do site do Detran|ES. Assim que acessar a página principal, siga o seguinte passo a passo:
- entre no serviço ‘Consulta de Veículos’ ou nos ícones de emissão de boleto disponíveis na área de ‘Veículos';
- Informe a placa e o Renavam do veículo;
- Selecione os débitos que deseja pagar;
- O DUA virá com as opções de pagamento via Pix e código de barras, e possibilidade de gerar o PDF do boleto.
Para pagar via Pix, utilize o aplicativo de seu banco ou instituição de pagamento para ler o QR Code ou clique em “Copiar” para utilizar a funcionalidade “Pix Copia e Cola”.
Para pagar com o código de barras, faça a leitura do código de barras ou clique em “Copiar” para fazer o pagamento com o código numérico nas agências bancárias indicadas no DUA e lotéricas, exclusivamente nos canais de recebimento por eles disponibilizados.
Para emitir a guia, é necessário ter em mãos o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo. O boleto já é gerado com os juros aplicados pelo atraso.
Consulta online
Os motoristas podem verificar a situação do veículo pelo portal do Detran|ES seguindo o link em anexo, informando a placa e o número do Renavam, para consultar a regularidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários