Maioria das infrações de trânsito no ES ocorre na hora do almoço
Entre 11 horas e 13 horas foram registradas 1.090.637 irregularidades, de um total de 5.560.338, ao longo deste ano no Espírito Santo

A maior concentração de infrações de trânsito no Espírito Santo ocorre justamente no horário do almoço. Entre 11 horas e 13 horas já foram contabilizadas 1.090.637 infrações, de um total de 5.560.338 registradas ao longo do ano.
Ou seja, quase 20% dos casos são registrados nessa faixa horária. Os dados são do Observatório do Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES).
Esse pico contrasta com o período da madrugada, entre 2 horas e 4 horas, quando 139.133 ocorrências foram anotadas, configurando o intervalo com menor índice de irregularidades no trânsito.
O representante do Observatório Nacional de Segurança Viária, capitão Anthony Moraes Costa, explica que alguns fatores podem explicar os registros: a pressa, devido ao curto horário de almoço; impaciência, devido ao maior número de veículos nas ruas ao mesmo tempo, e dificuldade para estacionar nos arredores de restaurantes, fazendo com que alguns condutores estacionem em local proibido, parem em fila dupla ou utilizem o celular enquanto dirigem.
“A distração, devido a eventual fadiga mental, também pode estar associada às infrações, seja em decorrência do cansaço, da pressão ou de pendências que deverão ser resolvidas no período da tarde. A pressa pode acarretar na conduta infracional de avanço de semáforo ou sinal de parada, ultrapassagem proibida, excesso de velocidade”.
O especialista e consultor de segurança viária Marlon Dummer reforça que, nesse período, há um aumento expressivo do fluxo de veículos em um curto espaço de tempo: pessoas saindo para almoçar, deslocamentos rápidos e, logo em seguida, o retorno ao trabalho.
“Em resumo, temos uma equação formada por intensidade (concentração de veículos), frequência (alta exposição nas vidas) e o fator tempo. A soma desses elementos cria um ambiente mais propício a infrações e sinistros de trânsito”.
Fique por dentro
Estacionamento em local proibido
Infrações
A maior concentração de infrações de trânsito no Espírito Santo ocorre justamente no horário do almoço, entre 11 horas e 13 horas.
O período do almoço corresponde a 1.090.637 infrações registradas, de um total de 5.560.338 contabilizadas ao longo do ano, em todos os horários.
Horários e registros
Causas
Curto horário de almoço.
Impaciência, devido ao maior número de veículos nas ruas ao mesmo tempo.
Dificuldade para estacionar nos arredores de restaurantes, fazendo com que alguns condutores estacionem em local proibido, parem em fila dupla ou utilizem o celular enquanto dirigem.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários