Coral e orquestra em concertos de graça no ES
Coral Unimed Vitória vai unir música e reflexão. Já a Academia Jovem Concertante estreia em solo capixaba
Escute essa reportagem

O centro da capital capixaba vai receber nesta semana a única orquestra jovem itinerante do Brasil e o Coral Unimed Vitória para espetáculos gratuitos em que são apresentadas obras de compositores brasileiros.
Nesta quarta-feira (20), às 20 horas, o Sônia Cabral vai receber o já tradicional concerto solo “A Voz do Coração”, que integra o 17º Circuito Cultural Unimed Vitória. No palco, 45 adultos de 20 a 60 anos vão interpretar canções como a introspectiva “Voz de Mágoa” (Dori Caymmi), a romântica “Ouvi Dizer” (Melim) e “Sapato Velho” (Roupa Nova).
Desenhado pela maestrina Alice Nascimento, o repertório tem por inspiração o impacto que o Coral Unimed Vitória tem na vida dos coralistas e se encerra com “A Felicidade Bate à Sua Porta”, de Gonzaguinha.
“Temos momentos de sentar e refletir sobre a caminhada do coro. Alguns falam de como o projeto os ajudou a melhorar a timidez, por exemplo. A partir desses depoimentos tão pessoais, trago obras nacionais que expressam esses sentimentos de alguma forma”, explica Alice.
A maestrina lembra que algumas das músicas são coreografadas pelo próprio coral, formado por vozes masculinas e femininas. “É um concerto de música brasileira interagindo com outra linguagem artística. É divertido, o público participa e se reconhece nas músicas”.
No domingo (24), é a vez da Academia Jovem Concertante, única orquestra jovem itinerante do Brasil, subir ao palco do Sesc Glória. A iniciativa, que funciona como um laboratório na formação de instrumentistas, traz 25 integrantes, de 18 a 26 anos, de nove estados diferentes.
“Mais de mil jovens já passaram por esse treinamento e nosso objetivo é prepará-los para o mercado de orquestra sinfônica que é bem competitivo”, conta a diretora artística e renomada pianista mineira Simone Leitão.
Com regência do paulista Marcos Arakaki, o concerto marca a estreia do projeto em solo capixaba e traz obras de Bach, Mozart e compositores brasileiros, incluindo o carioca Villa-Lobos e o capixaba Hércules Gomes.
“O Hércules Gomes é um grande compositor vivo e tem uma carreira absurda dentro e fora do Brasil. Estamos na 27ª turnê e Vitória é a única capital do Sudeste por onde ainda não passamos. E a cidade tem mostrado que gosta de música clássica, porque os ingressos estão saindo rapidamente”, observou Simone.
Serviço
Coral Unimed Vitória
- O quê: Apresentação do espetáculo “A Voz do Coração”. Regência de Alice Nascimento. Repertório de músicas populares brasileiras.
- Quando: Quarta-feira (20), a partir das 20 horas.
- Onde: Casa da Música Sônia Cabral. Rua São Gonçalo, Centro, Vitória.
- Quanto: Entrada gratuita. É possível garantir lugar preenchendo um formulário de lista de presença disponível no Instagram do Instituto Todos os Cantos (@institutotodososcantos).
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários