Portas seguem abertas no PP
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Nesta semana, o presidente estadual do PP, deputado federal Josias Da Vitória, esteve em Brasília acompanhado do também deputado federal Victor Linhalis (Pode) e do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido).
A foto publicada por eles chamou atenção do mercado político de imediato. Embora Arnaldinho tenha aliado o discursdo com Ricardo Ferraço (MDB) a respeito da disputa ao governo em 2026, não é segredo para ninguém que ele, de forma mais sutil, continua se movimentando no sentido de poder disputar.
Nos bastidores, Da Vitória estaria construindo diálogo com Arnaldinho. Embora não tenha confirmado nada a respeito de filiação, o prefeito deve decidir partido mais à frente, quando todas as federações forem oficialmente formadas. Lideranças do PP entendem, porém, que não há muitos caminhos para o prefeito quanto a siglas, e que o PP pode ser um destino.
Foi para o outro lado
A então subsecretária da Mulher de Vitória, Bruna Olly (Republicanos), vai deixar a gestão da capital em breve. Ontem, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), publicou foto ao lado dela, e a partir de agora, Bruna está no movimento de Euclério, o que também envolve apoiar Ricardo Ferraço (MDB) ao governo do Estado.
Foco nos evangélicos
Bruna, cantora gospel, é considerada liderança entre o eleitorado evangélico, e é onde Ricardo pode se beneficiar. Nos bastidores, políticos do Republicanos teriam tentado convencê-la a apoiar a candidatura de Pazolini (Rep) ao governo, entretanto, Bruna, que é próxima de Euclério e Denninho SIlva (União), decidiu abraçar o projeto do governo.
Conselhos do governador
Durante agenda na Serra, o governador Casagrande (PSB) foi abordado por um casal. A mulher reclamou que o marido não cozinhava pra ela, e que ele deveria assistir aos vídeos de receitas de Casagrande. “Você fica enrolando ela. Lá em casa, minha mulher manda e eu cumpro”, brincou o mandatário.
Preocupação
Após o Ministério Público denunciar quatro vereadores da Serra e pedir o afastamento deles de seus mandatos, outra preocupação voltou a pairar nos corredores do Legislativo.
Isso porque, conforme a coluna analisou, há risco de quatro chapas serem cassadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), por suspeita de os partidos terem cometido fraude à cota de gênero. Processo está parado, mas há expectativa de que volte a tramitar em breve.
Vereadora diz que estão tentando silenciá-la
Embates entre os vereadores de Cariacica Sergio Camilo (sem partido) e Açucena (PT) continuam. Desta vez, em plenário, Camilo mandou a vereadora “se calar”. Açucena, por sua vez, afirmou estar sendo constantemente atacada por ele e que não vai admitir violência política de gênero na Casa.
“Ele tenta me silenciar e me chamar de desqualificada”. Camilo ressaltou que a petista tem de respeitá-lo enquanto ele faz uso da palavra na tribuna.
Só mais pra frente...
À coluna, o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) voltou a dizer que só vai resolver sobre sua vida política “mais para frente”. Nos bastidores da cidade, segue cotado para disputar cadeira à Assembleia.
Solene em Cariacica
No próximo dia 21, às 19 horas, o Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, Cariacica, será palco de sessão solene dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A iniciativa foi proposta pelo vereador Jocemir da Enfermagem (Podemos).
Dialogando pelo Caparaó
Deputado Alexandre Xambinho (Pode), presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia, esteve em Irupi participando do Dialoga Espírito Santo. O evento, promovido por Marcelo Santos (União), reuniu prefeitos, vice-prefeitos e lideranças dos municípios do Caparaó. Infraestrutura e agricultura estiveram no centro das discussões, reforçando o compromisso de fortalecer a região.