Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Aliança que pode favorecer

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 09/08/2025, 15:23 h | Atualizado em 09/08/2025, 15:28

Imagem ilustrativa da imagem Aliança que pode favorecer
Eduardo Maia

Após reunião a portas fechadas entre o governador Renato Casagrande (PSB), o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), ficou perceptível que Ricardo e Arnaldinho estão falando a mesma língua, inclusive com ambos trocando elogios publicamente.

À coluna, interlocutores dos dois políticos refletiram que os dois ganham com a reaproximação — e por um motivo claro: eles fazem parte de um mesmo grupo.

Politicamente, é mais importante para ambos que um deles seja eleito governador, já que os dois representam o mesmo lado, em vez de outro grupo ser escolhido pelos eleitores capixabas ano que vem. A leitura é que, caso houvesse uma separação, o grupo governista poderia amargar uma derrota não somente em 2026, mas também uma possível consolidação de outras lideranças políticas no poder por quatro ou oito anos.

Plano segue o mesmo

Embora tenham entendido que o candidato a disputar será o nome que vai representar o grupo liderado pelo governador Casagrande (PSB), ou seja, que as chances de haver ruptura são mínimas, o prefeito Arnaldinho segue com os movimentos de viabilização política, recebendo lideranças do interior, e inaugurando obras pela cidade.

Vice em várias frentes

Da mesma forma, o vice-governador continua peregrinando pelo Estado. À coluna, prefeitos do interior elogiaram os movimentos, apontando que as pessoas já se habituam com a presença do vice. Ainda, a exposição de Ricardo frente ao Programa Estado Presente e ao comitê contra o tarifaço têm impulsionado cada vez mais o nome do emedebista.

Maior papa do Brasil é do ES

A secretária de Governo, Emanuela Pedroso (PSB) participou do 7º Tombo da Papa da Festa do Milho, em Itarana. Foram utilizadas mais de mil espigas de milho para a produção da iguaria. Manu, como é conhecida, continua sua maratona pelo interior do Estado. 2026 é logo ali.

Hora do Norte

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), estará junto a seus aliados hoje no Norte do Estado. Vai caminhar na 26ª Expo Aracruz, junto ao deputado estadual e seu aliado, Alcântaro Filho (Republicanos).

As visitas de Pazolini a diversos municípios de fora da Grande Vitória têm chamado atenção até dos aliados. O ritmo intenso do prefeito tem surpreendido, segundo algumas lideranças da capital contaram à coluna.

Corregedoria receberá processo contra vereadora

A Câmara de Cariacica aprovou a criação da Corregedoria, que tem objetivo garantir transparência e cumprimento do regimento interno. Vereador Jades Amorim (MDB) foi escolhido como o corregedor. Em breve, a procuradoria da Casa vai encaminhar à Corregedoria o pedido de cassação do mandato de Açucena (PT), única vereadora do município, por suposta quebra de decoro parlamentar, que foi protocolada pelo vereador Sérgio Camilo (sem partido).

Câmara precursora

A Câmara de Laranja da Terra aprovou a proibição de nomeação de servidores na Casa e na prefeitura que foram condenados por violência contra a mulher e que respondam por medidas protetivas. Iniciativa da presidente Sandra Gomes (PSB) em conjunto com outros colegas.

Do PL, mas...

Embora faça parte do quadro do PL, partido presidido pelo senador Magno Malta, o prefeito de Domingos Martins, Edu do Restaurante, durante a 35ª Festa do Morango, caminhou lado a lado com o governador Renato Casagrande (PSB).

Já foi liberado

Deputado Wellington Callegari já está com a carta de anuência para a saída do PL em mãos. Agora, já está oficialmente autorizado a se desfiliar do partido. Além dele, conforme a coluna atencipou, deputados como Zé Preto, José Esmeraldo e Hudson Leal também já confirmaram que irão deixar o PP, PDT e Republicanos, respectivamente.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: