Programa "Pavimenta Detran": plano para asfaltar vias em oito cidades do ES
Entre os municípios beneficiados estão Atílio Vivácqua, Fundão, Ibiraçu, Iconha, João Neiva, Marataízes e Anchieta
Escute essa reportagem

Trechos em Anchieta, Atílio Vivácqua, Fundão, Ibiraçu, Iconha, João Neiva, Marataízes e Piúma serão revitalizados por meio do programa ‘Pavimenta Detran|ES: Asfalto Novo, Caminhos Seguros’.
A iniciativa permitirá ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), mediante contratação de recapeamento asfáltico, recuperar e padronizar o pavimento em trechos de municípios sob sua responsabilidade, garantindo as condições técnicas adequadas para a implantação eficiente de sinalização.
O investimento do projeto foi de R$ 22,5 milhões, tendo origem de verbas arrecadadas com multas de trânsito. Serão aproximadamente 17km de pavimentos revitalizados ao todo.
As ordens de serviço foram assinadas ontem e o trabalho começa a partir de hoje, em Anchieta. A previsão é durar 90 dias, completando as oito cidades.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, explicou que o órgão é responsável pelo trânsito de 65 cidades do Estado.
“São geralmente pequenas cidades do interior. Há aquelas que têm o pavimento, o calçamento ou asfalto local deteriorados. Assim, a gente não consegue fazer uma sinalização eficiente. Então, vamos melhorar a qualidade do pavimento para que a sinalização fique visível”.
Segundo ele, também serão implantadas faixas elevadas, que acabam reduzindo a velocidade de automóveis e facilita na travessia do pedestre.
Para decidir as vias que passarão pela recuperação, Givaldo contou que foram feitas reuniões com os prefeitos e equipes que tratam dos trânsitos nas cidades. Depois, houve vistorias pelas ruas e nelas foram identificadas as que tinham uma necessidade de melhorar o pavimento, gerando efeito positivo na segurança.
“Viabilizamos diversos recursos para os municípios, pois sabemos da importância dessas parcerias que vem dando muito certo e fazendo a diferença na vida das pessoas. Agora estamos usando o recurso das multas para a melhoria das vias já drenadas nesses municípios”, disse o governador Renato Casagrande.
“Infelizmente temos muitas pessoas perdendo a vida no trânsito. Existem dois caminhos para reduzir os números: educação e punição. Muita gente fica chateada com a atuação da polícia e dos radares, mas é importante para reduzirmos as mortes”, completou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários