Festival Virtuosi vai levar música clássica para Garanhuns e Gravatá
Apresentações acontecerão neste mês de julho. Veja a programação
Escute essa reportagem

Dois importantes polos culturais do Agreste pernambucano serão palco, neste mês de julho, de uma maratona de música clássica com o Virtuosi, um dos festivais de câmara mais respeitados do Brasil. Garanhuns e Gravatá recebem, em sequência, novas edições do evento, sob a direção da pianista Ana Lúcia Altino - tudo com acesso gratuito. É a chance de vivenciar, em cenários icônicos e acolhedores, apresentações de altíssimo nível com músicos de todo o Brasil.
Em Garanhuns, o Virtuosi na Serra chega à sua 18ª edição e integra o calendário oficial do 33º Festival de Inverno da cidade. Seis concertos acontecem nos dias 18, 19, 20, 24, 25 e 26 de julho, na Capela do Seminário São José. A noite de abertura será com Edson Cordeiro, um dos mais populares e versáteis cantores da atualidade, em apresentação com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Carlos Anísio. A agenda traz também o pianista Luis Felipe Oliveira, Trio Capitu, o violista Rafaell Altino, o pianista Lucas Thomazinho, entre outras atrações de destaque do universo da música clássica (confira abaixo a programação completa).
Logo em seguida, é a vez de Gravatá receber a 15ª edição do Virtuosi, de 29 de julho a 2 de agosto, com apresentações na Igreja Matriz de Sant’Ana. Patrocinado pela Prefeitura de Gravatá, com incentivo do Funcultura e apoio da Cepe, o festival retorna à cidade com concertos diários. A soprano Adriane Queiroz, uma das mais respeitadas vozes da música clássica brasileira, irá se apresentar na abertura junto à Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Nilson Galvão. Na programação, nomes como o pianista e compositor André Mehmari, além de concertos celebrativos a Piazzolla, Mozart e Tchaikovsky.
Nos dias 28 e 29 de julho, serão oferecidas masterclasses gratuitas para alunos de instrumentos de cordas, ministradas por Betina Stegmann (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Raiff Dantas Barreto (violoncelo), artistas que compõem a grade de apresentações do festival. As aulas acontecem no Recife, na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical. As inscrições já podem ser feitas CLICANDO AQUI.
HISTÓRIA
Criado em 1998 no Recife, o Virtuosi é um dos maiores festivais de música de câmara do Brasil. Fundado pelos músicos Rafael e Ana Lúcia Garcia, o festival tem se destacado por seu compromisso com a promoção da música erudita e a formação de plateias. Ao longo de mais de 25 edições, o Virtuosi tem trazido grandes artistas e consolidado sua posição no cenário cultural brasileiro, com apresentações em diversas cidades de Pernambuco, além de eventos especiais como o Virtuosi Brasil, Virtuosi Sem Fronteiras e Virtuosi Século XXI. O festival tem sido um pilar no desenvolvimento da música de câmara no Brasil, promovendo masterclasses, workshops e concertos com instrumentistas de várias nacionalidades, sempre com a missão de enriquecer a cena cultural do país.
PROGRAMAÇÃO
XVIII VIRTUOSI NA SERRA - GARANHUNS
CAPELA DO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ (Av. Rui Barbosa, 200, Heliópolis)
DIA 18.07 | 19h
Edson Cordeiro, voz
Orquestra Jovem de Pernambuco
Carlos Anísio, regente
DIA 19.07 | 19h
Recital de piano
Luis Felipe Oliveira
DIA 20.07 | 18h30
Trio Capitu
Sofia Ceccato, flauta
Janaína Perotto, clarinete
Ariana Mendonça, fagote
DIA 24.07 | 19h
Cesar Franck & Rachmaninov
Rafaell Altino, viola
Lucas Thomazinho, piano
DIA 25.07 | 19h
Recital de piano
Lucas Thomazinho
DIA 26.07 | 18h30
Uma Noite na Ópera
Adriane Queiroz, soprano
Orquestra Jovem de Pernambuco
Nilson Galvão, regente
XV VIRTUOSI DE GRAVATÁ
IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA (Rua Rui Barbosa, Centro de Gravatá)
DIA 29.07 | 20h
Uma Noite na Ópera
Adriane Queiroz, soprano
Orquestra Jovem de Pernambuco
Nilson Galvão, regente
DIA 30.07 | 20h
Uma Noite com Piazzolla
Rafaell Altino, viola
Raiff Dantas, cello
Lucas Thomazinho, piano
DIA 31.07 | 20h
André Mehmari, piano e compositor
Rafaell Altino, viola
André Mehmari, piano
DIA 01.08 | 20h
Mozart & Tchaikovsky
Betina Stegmann, Clóvis Pereira Filho, violinos
Rafaell Altino, Marcelo Jaffé, violas
Raiff Dantas, Nilson Galvão, cellos
DIA 02.08 | 20h
Orquestras e solistas
Betina Stegmann, violino
Marcelo Jaffé, viola
Luis Felipe Oliveira, piano
Orquestra Jovem de Pernambuco
Nilson Galvão, regente
Comentários