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Educação

Alunos de curso técnico aprendem física e química em estudos na horta

Alunos do curso técnico em Agropecuária de escola de Alfredo Chaves aplicam os conteúdos matemáticos diretamente no manejo


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Imagem ilustrativa da imagem Alunos de curso técnico aprendem física e química em estudos na horta
Estudantes do curso técnico de Agropecuária aprendem Química, Física e Matemática com o manejo da horta |  Foto: Clóvis Rangel

Alunos da Escola Família Agrícola (EFA) de Alfredo Chaves estão descobrindo as leis da Química, da Física e também da Matemática de forma inovadora: na horta.

Os estudantes do 3º ano do curso técnico em Agropecuária participam desde o início deste ano do projeto “Horta em Espiral”, que transforma o espaço em um verdadeiro laboratório, a céu aberto, aliando na prática o ensino de disciplinas das ciências exatas ao manejo agrícola.

Além das fórmulas químicas dos fertilizantes orgânicos ou das leis da física presentes na capilaridade da água no solo, os alunos são desafiados a aplicar conceitos matemáticos essenciais para o cultivando de hortaliças.

Na construção da horta em espiral, por exemplo, os estudantes do 3º ano aplicam os conhecimentos das aulas de geometria para definir o raio, o diâmetro e a área total do canteiro.

Durante o cultivo, os alunos também utilizam noções de proporção e frações para calcular a quantidade ideal de adubo por planta, além de estimarem o consumo hídrico de cada canteiro com base na área cultivada e na necessidade de irrigação das espécies.

A iniciativa é acompanhada de perto pelo professor de Matemática Diórgeni Escandian e pela professora de Agricultura Amanda Calente.

“Na sala de aula, muitas vezes a matemática parece abstrata. Mas na horta, ela ganha sentido. A gente entende que os números estão em tudo”, disse Diórgeni.

Entre os participantes do projeto estão as alunas Camily Alexandra Serafim Batista, Evelyn da Silva Giovanelli e Betânia France Pinto.

“Antes, achávamos que matemática não tinha nada a ver com a roça. Agora vemos que tudo está conectado, desde o plantio até a colheita. A gente aprende fazendo. Calcular o espaçamento, a quantidade de água, o tempo de produção. Tudo isso faz a gente pensar diferente”, disse Evelyn.

“A horta nos ajudou a entender que estudar não é só teoria”, completou a estudante.

Saiba mais

Abordagem multidisciplinar no cultivo

Horta em Espiral

Os estudantes do 3º ano do curso técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola (EFA) de Alfredo Chaves participam desde o início do ano do projeto Horta em Espiral.

Qual o objetivo do projeto?

O objetivo é ensinar conteúdos de Química, Física e Matemática de forma prática, usando a horta espiral como espaço de aprendizagem.

Os estudantes do curso de Agropecuária transformam o espaço em um verdadeiro laboratório a céu aberto e aliam o ensino de disciplinas das ciências exatas ao manejo agrícola.

O que os alunos aprendem

Química

Fórmulas dos fertilizantes orgânicos

Reações químicas no solo

Compostagem e nutrientes

Física

Capilaridade da água no solo

Pressão, gravidade e irrigação

Matemática

Geometria: cálculo de raio, diâmetro e área do canteiro espiral

Proporções e frações: quantidade de adubo por planta

Estimativas: consumo de água com base na área plantada

Fonte: Pesquisa AT

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