O “pacificador” do Noroeste
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), recebeu em sua cidade lideranças que podem protagonizar as disputas políticas que acontecerão ano que vem. Somente nesta semana, abriu as portas para os deputados Paulo Folleto (PSB), Da Vitória (PP), e Dr. Victor Linhalis (Pode). O mesmo Renzo também recebeu o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep) e o secretário de Governo na capital, Erick Musso.
Tirando Da Vitória, que ainda não sinalizou em que campo estará ano que vem, são forças de pólos antagônicos. Ao menos, atualmente. À coluna, Renzo explicou:
“Como não vou disputar, quem sabe não possa servir de conselheiro, ou até um pacificador de ânimos. Não tenho acordo de conversar com político A e B, e não conversar com C. Como presidente do PSD, tenho autonomia de diálogo. O que não pode é apertar mãos e não cumprir acordo”, salientou.
Kassab elogiou prefeito
Ainda segundo Renzo, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, achou positiva a reunião que teve com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido). O encontro aconteceu na última semana, conforme a coluna trouxe com exclusividade. Cabe lembrar que essa reunião significa que muita coisa pode mudar no tabuleiro político daqui para frente. Veremos.
“Kassab gostou, disse que Arnaldinho quer oportunidade para ser governador. Eu acredito que ele é excelente quadro em qualquer partido e tudo ainda vai ser conversado”.
Anteciparam discussão
Para o prefeito de Colatina, alguns movimentos políticos começaram antes da hora no Estado, o que tem chamado a atenção dele.
“Eu não estou entendendo alguns movimentos, vejo que muita gente antecipou suas ações visando o pleito de majoritárias, e isso acaba criando arestas com outros atores políticos sem que precise”, finalizou.
Enfim, chegou o noivado!
O prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), agora é noivo. Depois de ser cobrado algumas vezes por seus seguidores, conforme publicou, enfim pediu sua então namorada, Lorrana Ferreira, em casamento.
“Amar você é caminhar com o coração em paz”, declarou-se o chefe do Executivo.
Sacrifício
Durante entrevista ao Estúdio Tribuna Online, o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União Brasil), afirmou que o vice Ricardo Ferraço (MDB) se sacrificou politicamente nos últimos anos.
“Foi convocado e assumiu a Secretaria o Desenvolvimento. Liderou vários projetos enquanto rodávamos o Estado inaugurando obras. Teve coragem. Agora, ajudaremos ele a 'atravessar' qualquer dificuldade para se viabilizar".
Republicanos confiante de que vai comandar
Em contato com a coluna, lideranças estaduais do Republicanos afirmaram que estão confiantes de que caso a federação com o MDB saia do papel, será o partido de Erick Musso quem vai ditar as regras no Estado.
Segundo eles, além do peso de o Republicanos ter dois deputados federais, também há a força do presidente nacional, Marcos Pereira, e o presidente do Republicanos de São Paulo, Roberto Carneiro. Ambos são capixabas.
Galeria
Tecnologia na europa
Comitiva da Associação Nacional dos Detrans (AND), que incluiu o presidente do Detran-ES, Givaldo Vieira, explorou inovações em mobilidade e gestão pública na Estônia, Finlândia e Suécia. A missão buscou modelos de governo digital da Estônia e soluções de mobilidade centradas no cidadão da Finlândia. Na Suécia, o foco foi em sustentabilidade e tecnologias como microcarros elétricos.
Merenda nas férias
O vereador Professor Jocelino (PT) sugeriu que a Prefeitura de Vitória estude a oferta de merenda escolar também aos fins de semana e nas férias. A proposta mira o combate à fome entre crianças da rede municipal de ensino. Para muitas, segundo ele, a merenda é a principal refeição do dia.
Prestações aprovadas
O Tribunal de Contas (TCE-ES) apreciou prestações de contas das prefeituras de Santa Maria de Jetibá, Jerônimo Monteiro e Rio Novo do Sul de 2023. Todas aprovadas.