Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Presidente demonstra lealdade

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia, colunista de A Tribuna | 16/05/2025, 12:34 h | Atualizado em 16/05/2025, 14:41

Imagem ilustrativa da imagem Presidente demonstra lealdade
Eduardo Maia |  Foto: Arquivo/AT

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), concedeu ontem entrevista ao Estúdio Tribuna Online. Um dos aspectos que mais chamou atenção foi o discurso de Marcelo em prol da candidatura de Ricardo Ferraço (MDB) ao governo do Estado no ano que vem.

“Naturalmente, o sucessor de Renato Casagrande (PSB) é Ricardo. Por quê? Porque é vice-governador, está no direito da reeleição. Eu acredito que com muita sensatez, os atores políticos tem de entender que o Ricardo não está 'querendo' disputar o pleito, e sim tem o direito da reeleição. Cabe a ele agora trabalhar para atravessar esse 'mar' para chegar ao patamar de viabilidade. Não existe nenhum candidato que esteja em um percentual avaliado de uma pesquisa hoje que diga: 'eu estou pronto para ser candidato'. Muita gente pode estar no jogo da eleição, mas tem que furar algumas bolhas”.

Trabalhar na paciência

Marcelo acredita que um fator pode ajudar a Ricardo a centralizar apoio: “Ele tem algo atrativo para quem pretende no futuro disputar o governo. Só pode ficar um mandato, porque como hoje é vice e vai assumir o governo com a saída de Casagrande, não poderá disputar reeleição. Isso pode ajudar alguns nomes a integrar o grupo definitivo em favor dele.

Pode beneficiar vice

O presidente da Assembleia também fez uma reflexão sobre a possível federação entre Republicanos e MDB, este último, partido de Ricardo: “É uma opinião minha. A federação no Estado pode ficar com o Ricardo, porque ele estará no exercício do governo, então teria peso para liderar. De qualquer forma, o assunto vai dar muito pano para a manga”, afirmou.

Prefeito está madrugando

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), costuma divulgar vídeo para seus contatos já nas primeiras horas do dia. Essa semana, por exemplo, publicou um chegando na garagem da prefeitura às 3 horas e 49 minutos da madrugada. “Prefeito, o senhor não dorme?”, perguntou um seguidor.

2026 começou

Com a presença de três prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, e secretários municipais, o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) promoveu encontro de lideranças do Estado em Pedra Azul.

Segundo interlocutores, Manato afirmou que não gostaria de ver dois senadores do lado progressista serem eleitos. Teria dito que a direita precisa de um. Cabe lembrar que o próprio Manato quer disputar a vaga, e pode buscar legenda no Republicanos.

Ministro de Lula estará hoje em Linhares

Após Lula (PT) ter desmarcado viagem ao Estado pela terceira vez somente neste ano, será o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), o responsável por entregar as chaves das 917 casas do Residencial Mata do Cacau, em Linhares. A solenidade acontece hoje, às 11 horas, segundo o governo federal.

O governador em exercício, Ricardo Ferraço, terá agendas em São Gabriel da Palha e Marilândia. Casagrande, voltando dos EUA hoje, deve participar.

Galeria

Nomeação publicada

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), nomeou Esmael Barbosa de Almeida para exercer o cargo de assessor sênior na secretaria de Governo. O novo funcionário é pai do vereador Davi Esmael (Republicanos), e vai ocupar cargo na secretaria que é comandada pelo secretário Erick Musso, presidente do Republicanos no Estado.

Prestação de contas

Hoje, às 13 horas, o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann (PSB), realizará a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2025 na Assembleia. Durante a apresentação, Hoffmann apresentará um panorama das ações desenvolvidas, investimentos realizados e os resultados alcançados pela pasta.

Alterou nome político

Durante evento promovido por Manato em Pedra Azul, o vice-prefeito de Cachoeiro, Júnior Corrêa (Novo), comunicou que não quer mais ser chamado de “Juninho da Cofril”, conforme era conhecido na política.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: