Fim do sonho para candidatos
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Com todos os movimentos de federação tomando forma pelo Brasil, já há alguns partidos grandes que estão começando a fazer as contas de quantos candidatos cada sigla que compõe o arranjo político poderá lançar. Hoje, cada legenda ou federação pode lançar até 31 candidatos a deputado estadual.
Tomando como exemplo a federação União-Progressista no Estado, por exemplo, um dos partidos pode indicar 16 nomes, enquanto o outro pode contribuir com 15. Caso a federação não fosse firmada, o PP poderia lançar 31 nomes, e o mesmo poderia ser feito pelo União Brasil.
A partir de agora, portanto, alguns possíveis candidatos vão ter de embarcar em outros projetos, visto que não vai ter espaço para todos que sonham em disputar dentro da federação, apenas aos mais competitivos. Nesse cenário, possivelmente devem optar por deixar partidos que sejam federados.
Chance para menores
Por conta desse movimento, já há quem aponte que partidos menores podem ser beneficiados, construindo chapa competitiva para a disputa. Além disso, também há o fato de que existem lideranças políticas no Espírito Santo que ou não estão filiadas a alguma sigla e procuram uma para chamar de sua, e os que não vão ficar em seus partidos atuais. A ver.
Criação de base política
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), contou à coluna que segue querendo se apresentar à sigla como opção para disputar uma cadeira no Senado. Ainda, afirmou que na região Noroeste, tem convergido com outras forças políticas para que possam criar uma base política em favor de Ricardo Ferraço (MDB) ao governo.
Com as mãos na... terra
Deputada estadual Raquel Lessa (PP) aproveitou que estava em São Gabriel da Palha, cidade onde reside, para promover um momento cuidando de seu jardim.
“Como minha mãe dizia: 'É uma higiene mental'”, destacou a parlamentar, apaixonada por plantas.
Estratégias
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), reuniu parte do secretariado para fazer o planejamento estratégico do município. Expectativa é de que nos próximos dias, aproveitando os 490 anos de Vila Velha, o prefeito divulgue investimentos que vão beirar R$ 1 bilhão para a cidade. Nos bastidores, Arnaldinho entende que a data é uma possibilidade de se cacifar cada vez mais como possível candidato ao governo para 2026.
Governador viaja hoje para Nova Iorque
Conforme a coluna antecipou, o governador Renato Casagrande (PSB) embarca hoje para Nova Iorque, nos Estados Unidos, para participar da Semana do Brasil, onde vai apresentar o potencial das políticas públicas estaduais para investidores. Até a próxima sexta-feira, quem estará à frente do governo será o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), que tem rodado o Espírito Santo para anunciar investimentos e inaugurar obras, de olho em 2026.
Galeria
Políticas penais
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES) sediou a apresentação dos planos “Pena Justa” e “Recomeçar”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP). Um dos responsáveis pelas palestras foi o secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, que é ex-secretário de Estado da Justiça.
Voltou mais cedo
Vereador de Vitória Camillo Neves (PP), que estava licenciado para jogar o mundial de futebol de areia pela Itália, vai voltar às atividades parlamentares mais cedo. A seleção foi eliminada pelo Senegal nas quartas de final. Este período, a vaga de Camillo foi ocupada por Gilsinho Passarinho (PP).
Semana da Enfermagem
Presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Enfermagem, deputada Janete de Sá (PSB) vai promover a “Semana da Enfermagem”, de 12 a 16 de maio, das 10 às 16 horas, na Assembleia. Na ocasião, haverá serviços à população, tais como vacinas.