Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Quem conseguirá sair à frente?

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia, colunista de A Tribuna | 09/05/2025, 12:56 h | Atualizado em 09/05/2025, 12:56

Imagem ilustrativa da imagem Quem conseguirá sair à frente?
Eduardo Maia |  Foto: Arquivo/AT

Nos últimos dias, um acordo entre os presidentes nacionais do Republicanos e MDB — deputados federais Baleia Rossi e Marcos Pereira, respectivamente — avançou no sentindo de as duas siglas formarem uma federação. Segundo a coluna apurou, haverá mais reuniões nos próximos 15 dias e a tendência é de que realmente haja “casamento” entre as legendas.

Diferente do União-Progressista, porém, uma federação entre Republicanos e MDB vai “amarrar” duas lideranças opostas que pretendem disputar o governo: prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), e o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB).

Levando em consideração que o Republicanos tem dois deputados federais e o MDB nenhum, o Republicanos deve ditar o ritmo da possível federação no Estado. Por já ser articulador da sigla, interlocutores entendem que o atual presidente da legenda, Erick Musso, tem perfil para comandar a federação.

Palanque aumenta

Caso a parceria entre Republicanos e MDB aconteça, Pazolini ganha mais um partido em seu projeto, que hoje é composto pelo próprio Republicanos e PSD. Cabe lembrar que existe um movimento de aproximação entre Pazolini e Magno Malta, presidente estadual do PL. Uma frente à direita pode deixar a candidatura dele cada vez mais competitiva.

Rota pode mudar

Ricardo já disse à coluna que não pretende deixar o MDB. Nos bastidores, porém, caso haja federação, será um caminho natural. Ele nunca foi “emedebista puro”. Elegeu-se vice-governador pelo PSDB, em 2022. Interlocutores apontam que o Podemos pode abrigar o vice-governador. Ontem, ele e Gilson Daniel (Pode), inclusive, estiveram juntos em Iúna.

Papa uniu esquerda e direita

Imagem ilustrativa da imagem Quem conseguirá sair à frente?
Papa Leão 14 sendo anunciado novo líder, |  Foto: Reprodução/Vatican News

Aconteceu ontem o anúncio do novo líder da Igreja Católica, o Papa americano Leão 14. A novidade foi capaz de unir políticos capixabas dos espectros de esquerda e direita, já que ambos os lados publicaram fotos celebrando o novo pontífice. “Habemus Papam”, disseram nas postagens.

Outra agenda

Conforme a coluna publicou, a provável viagem de Lula (PT) a Linhares no próximo dia 16 vai mexer na rotina de diversos políticos do Estado, principalmente da própria cidade.

Dúvidas sobre quem estará na entrega das 917 unidades do Minha Casa, Minha Vida pairam pelas ruas linharenses. O presidente da Câmara Municipal, Roninho Passos (Podemos), por exemplo, deverá participar de uma agenda fora da cidade no dia 16.

Senador do Estado defende prisão de Carlos Lupi

O senador e presidente do PL estadual, Magno Malta, usou ontem a tribuna da Casa para cobrar a instalação da CPMI do INSS e pediu a prisão do ex-ministro Carlos Lupi, acusando-o de permitir descontos abusivos em aposentadorias. O senador relatou as denúncias que ouviu de aposentados do Espírito Santo, Malta afirmou que “estão tirando de quem já tem pouco” e classificou o caso como um “assalto institucionalizado”.

Galeria 

Cirurgias proibidas

Deputado Dr. Bruno Resende (União) apresentou projeto que busca proibir cirurgias consideradas desnecessárias que resultem em mutilações de animais domésticos de pequeno porte. A matéria proíbe procedimentos cirúrgicos para fins estéticos e aqueles que buscam impedir o comportamento natural da espécie.

Encontro do Judiciário

O Judiciário capixaba vai se reunir hoje, na sede da Amages, no I Simpósio de Cooperação e Gestão Judiciária. A organização é do TRE-ES e o evento contará com palestrantes do TJES, TRT-17 e TRF-2. Programação consta no site: fojures.tre-es.jus.br.

Adaptação climática

Governo do Estado está disponibilizando recursos para elaboração de projetos de adaptação climática nos municípios. Decreto e portaria do Fundo Cidades foram publicados ontem no Diário. O objetivo é favorecer a elaboração de projetos técnicos pelas administrações, visando à promoção de infraestrutura sustentável.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: