Parque Cultural Casa do Governador vai ter mais de 750 atividades em 2025
Seminários, talk shows, espetáculos artísticos e oficinas estão na programação. O Parque Aberto vai acontecer também aos sábados
Escute essa reportagem

O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, contará este ano com mais de 750 atividades. Seminários, talk shows, espetáculos artísticos e oficinas estão entre as principais.
Uma das novidades previstas para este ano é que o evento “Parque Aberto”, que hoje funciona aos domingos, duas vezes por mês, a partir de junho passa a acontecer também aos sábados, com apresentações de música instrumental.
Outro destaque da programação deste ano é o ciclo de conversas “Desnaturada: Chamado Ancestral”, com curadoria do líder indígena, ambientalista e imortal da Academia Brasileira de Letras Ailton Krenak.

“É um ciclo de conversas de cientistas, artistas, especialistas em diferentes áreas de conhecimento, como botânica e biologia”, explica Aílton.
A programação terá oficinas, vivências e debates. Haverá também apresentações musicais e de jogos indígenas.
Seminário
O objetivo do seminário é convidar o público a refletir sobre o termo “desnaturada”, que trata da vida no planeta e como germinar um futuro em que seja possível resgatar a ancestralidade e a naturalidade da existência humana.
“A ideia de desnaturada é uma observação muito crítica sobre o que nós estamos fazendo no corpo da Terra e também é um anunciado de que a Terra não é uma matéria plástica que a gente pode esticar, puxar, cortar e emendar”, diz Krenak, destacando que essas reflexões estão em seu livro e também serão abordadas durante o seminário.
O evento vai acontecer entre os dias 14 e 16 de maio, mas as inscrições começam hoje, a partir das 16 horas. Serão disponibilizados ao todo 500 ingressos gratuitos para cada dia.
O Governo do ES espera receber durante todo este ano um público de mais de 120 mil pessoas no parque.
“Estamos em um novo momento, recebendo um público muito maior do que nossa capacidade anterior”, disse o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha.
Ele destacou ainda que haverá muitas novidades este ano. “Hoje estamos trazendo um pouco desse apanhado. Estamos planejando novos festivais, novas modalidades e muitas outras atividades”.
Opinião

Fique por dentro
Parque Cultural Casa do Governador
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 8h às 17h; e aos domingos, das 8h às 15h.
Endereço: R. Santa Luzia, s/nº, Praia da Costa, Vila Velha.
Ingressos: Gratuitos e devem ser obtidos por meio da plataforma Inti (https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/).
Visitas mediadas acontecem de quarta a sábado, às 15h30, e aos domingos e feriados, às 10h.
Destaques
Seminário “Desnaturada: Chamado Ancestral”, com curadoria de Aílton Krenak. As inscrições começam hoje a partir das 16h. São gratuitas, mas limitadas. Serão disponibilizadas 500 vagas por dia.
Parque Aberto: Passa a acontecer também aos sábados, duas vezes por mês, a partir de junho. Haverá várias atrações, como apresentações de música instrumental, Feira Curva, oferta de aulas, vivências que promovem a saúde física e mental, entre outras.
Talk show
O projeto de conversa em conversa, em formato de talk show, trará convidados da música e da literatura. Vai intercalar música, leituras e bate-papo, com curadoria do professor Julio Diniz. Serão realizadas quatro edições mensais entre abril e julho.
Novas obras
Outra novidade este ano é que o acervo de obras do parque será ampliado com a aquisição de cinco novas obras. Atualmente, o acervo conta com 32.
Fonte: Governo do Estado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários