X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Saúde

Como se alimentar bem dentro da sua rotina

Endocrinologista faz orientações sobre a importância de manter alimentação correta durante todas as etapas do dia


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Como se alimentar bem dentro da sua rotina
Refeição saudável para o almoço e o jantar, o ideal é montar um prato colorido onde não faltem nutrientes |  Foto: Divulgação

Hábitos alimentares mais saudáveis nunca foram tão propagados após o período da pandemia pelo que passamos. Nesta fase percebeu-se que estar em dia com a saúde é fundamental para o combate à doenças e para o bem-estar do indivíduo. 

Muitas pessoas têm dificuldade de alinhar uma boa rotina de alimentação, seja por conta da correria do dia a dia, do trabalho, de compromissos familiares, entre outros. O que sabemos é que optar por alimentos naturais e não industrializados é o primeiro passo a se tomar. 

“A alimentação é mais do que a ingestão de nutrientes, é o modo de preparar a comida, como ela será consumida, o que pode ser ingerido - dependendo da restrição alimentar de cada um -  entre outros. Cada indivíduo tem sua particularidade e nós especialistas na área de saúde, podemos auxiliá-lo em uma escolha assertiva”, diz a endocrinologista e metabologista Gisele Lorenzoni.. 

Entre as dicas começo pelo início do dia. Se você tem costume de tomar café da manhã, é importante investir nesta primeira refeição do dia. “Optar por alimentos mais naturais possíveis como ovos cozidos, batata doce, banana da terra, pão integral, grãos (granola, aveia), frutas. Para quem gosta de café, vale uma boa xícara, além de leite, sucos, que vão conferir energia para o restante do dia”.

Quem busca uma alimentação saudável e também quer ter uma boa forma, começar o dia assim vale a pena, pois o segredo é que os alimentos com altas quantidades de fibras são ótima fonte de energia, e liberam glicose de forma gradual que promovem saciedade por um período mais longo. 

“Sempre recebo o questionamento: ‘Mas doutora, e quando eu não sinto fome pela manhã, ou não tenho costume de tomar o café da manhã?’ Bom, neste caso, é preciso estar atento ao restante do seu dia. Tente ao menos comer algo, não ficar em jejum, tomar um copo de leite, uma xícara de café, uma fatia de pão integral ou torrada, algo para começar o dia”, diz a doutora.  

Para o almoço e jantar o ideal é montar um prato bem colorido onde não podem faltar os nutrientes necessários para uma boa e ideal refeição, como proteínas, carboidratos, fibras e aí entram as verduras e legumes, carnes brancas, vermelhas, raízes e tubérculos. 

“Tente separar um tempo para almoçar, não comer apressadamente, em pé, fazer o tal lanche rápido. O almoço vai te guiar para um restante do dia produtivo. É importante sentar à mesa, mastigar bem, relaxar neste momento. Quem não consegue? Tente achar um tempinho, você vai ver como sua qualidade de vida irá melhorar”, diz ela.

Lanches entre as refeições 

Entre as refeições, tanto pela manhã (antes do almoço) quanto a tarde (antes do jantar) vale um lanche, como uma fruta, ou grãos, que complementam o dia, oferecem energia e saciedade para não haver exageros. Este é o momento de lanchar e não, como alguns fazem, de substituir as refeições por lanches rápidos e industrializados.

Em meio a estas sugestões, você pode estar lendo e pensando: Mas o meu dia é corrido; eu não tenho tempo; eu como fora; não gosto de cozinhar. Volto a reforçar, programe-se! Quem tem como preparar sua comida e levar para o trabalho, faça-o. Quem come fora, escolha opções saudáveis durante a semana quem fica em casa, aproveite esta oportunidade para dar maior atenção à sua alimentação. 

Lembrando que não podemos mudar hábitos temos que respeitar as restrições alimentares de cada indivíduo. Assim, caso necessite, procure um médico para uma melhor orientação. Vale lembrar que uma boa alimentação previne doenças crônicas, cardiovasculares, faz bem à sua saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: