Tottenham e Manchester United farão final inglesa na Liga Europa
Grande final terá transmissão da TV Tribuna/Band no dia 21 de maio
Escute essa reportagem

Tottenham e Manchester United farão a final inglesa na Liga Europa e se encontrarão no dia 21 de maio no Estádio San Mamés, em Bilbao na Espanha, para decidir o grande campeão do torneio europeu na temporada 24/25. O Tottenham se classificou após voltar a vencer os noruegueses do Bodø/Glimt por 2 a 0, partida que teve transmissão da TV Tribuna/Band. Já o Manchester United também voltou a vencer os espanhóis do Athletic Bilbao, desta vez de virada, e pelo placar elástico de 4 a 1.
Vivendo uma fase muito ruim no Campeonato Inglês, ambos os times podem salvar a temporada com o título europeu e a vaga para a próxima edição da Liga dos Campeões. Ao ser questionado sobre o assunto, o técnico do Tottenham, Ange Postecoglou, foi direto ao responder que entende o questionamento mas que isso não pode diminuir uma chegada à final.
"Quem se importa se estamos com dificuldades na liga? Por que isso é importante? Se é tão fácil chegar a uma final, por que todos que terminam entre os três primeiros não chegam? É uma coisa à parte. Não tem nada a ver com o desempenho na liga. Entendemos que nossa performance na liga não tem sido ótima. Entendemos as dificuldades que enfrentamos. Muitas delas se devem à situação em que nos encontramos. Mas como isso diminui a conquista de chegar a uma final?", disse o treinador.
O treinador ainda afirmou em coletiva de imprensa após a partida desta quinta-feira que essa é uma grande oportunidade "de fazer algo especial".
"É uma grande oportunidade", disse Postecoglou. "É o meu quarto ano no futebol europeu. Tem muita gente que está no futebol europeu há muito mais tempo do que eu e nunca chegou a uma final, então você meio que entende que é algo que precisa ser valorizado, e eu certamente farei isso."
Ange ainda expressou a felicidade de alcançar a final europeia quando se referiu aos torcedores que foram acompanhar o time na Noruega, mas também a todos aqueles que assistiam a partida de casa.
"Mas, mais importante, estamos felizes pelos jogadores, pela comissão técnica e, principalmente, pelos nossos torcedores. Há algumas centenas de pessoas aqui esta noite que tenho certeza que se lembrarão desta noite, e milhares em casa que nos deram esperança real e nos fizeram sonhar que poderíamos fazer algo especial este ano", disse o grego.
Já o treinador português do Manchester United, Ruben Amorim, minimizou a classificação para a final dizendo estar focado no próximo compromisso no Campeonato Inglês contra o West Ham neste domingo (11).
"Neste momento, estou preocupado apenas com o próximo jogo, tentando não me machucar para a final. Precisamos vencer. Se não vencermos, não significa nada para nós", afirmou o português.
Questionado sobre ter perdido todos os três jogos para o Tottenham nesta temporada, Ruben disse que o time precisará de sorte, além de torcer para que tenha o elenco completo para a partida.
"Primeiramente, é preciso pensar nas probabilidades. É difícil para um time perder quatro vezes seguidas. Então, podemos pensar dessa forma. Precisamos ter um elenco completo e estudar o jogo com bastante atenção. Precisamos de um pouco de sorte. Hoje sofremos um gol, mas tivemos muitas transições para marcar e não conseguimos. Temos que ser precisos nesse jogo", disse o treinador.
Essa será a primeira final europeia de cada treinador que terão a oportunidade de salvar a temporada de seus respectivos clubes com o título.
O Tottenham poderá sair de um jejum de mais de 17 anos sem levantar uma taça, já que seu último título foi a Copa da Liga Inglesa quando venceu os rivais londrinos do Chelsea por 2 a 1. No cenário europeu o jejum fica ainda maior, com o último titulo dos Spurs sendo a Copa da UEFA em 1984.
O jejum do Manchester United é mais curto. Os ingleses são os atuais campeões da Copa da Inglaterra quando venceram os rivais do City no Dérbi de Manchester por 2 a 1. Em competições europeias o jejum do Manchester também é menor, já que venceram a Liga Europa em 2017 contra o Ajax pelo placar de 2 a 0.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários