X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Turismo ES

Turismo da fé atrai famílias até de fora do Brasil para o Espírito Santo

Na esperança de um milagre ou apenas para contemplação, visitantes buscam locais considerados sagrados no ES


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Turismo da fé atrai famílias até de fora do Brasil para o Espírito Santo
Jeff e Sarah Amos vieram dos Estados Unidos passear no ES e conheceram o Convento da Penha |  Foto: Fábio Nunes/AT

Seja em busca de um milagre, de autoconhecimento ou simplesmente de um momento de contemplação, a fé move pessoas. No ES, templos, santuários e espaços de espiritualidade atraem turistas de todo o mundo.

Um desses locais é o Convento da Penha, o cartão-postal do Espírito Santo. Sarah e Jeff Amos, ambos de 53 anos, vieram dos Estados Unidos passear no Estado e conheceram o Convento da Penha. Para Sarah, que é enfermeira e católica, a visita ao Convento foi uma experiência “poderosa”.

“Foi minha primeira vez aqui. O Convento da Penha é muito bonito”, disse. Já seu marido, empreiteiro, completou: “O Estado inteiro é lindo. Estamos aproveitando muito”.

Já o arquiteto Welton Barreiros, 33, cruzou o País: ele é amapaense. Vindo a trabalho, aproveitou para conhecer – e se encantar – com o Convento. Devoto, disse que ficou maravilhado com a história de Nossa Senhora da Penha.

Guardião do Convento, o frei Gabriel Dellandrea conta que os visitantes incluem dois grupos. Um deles é o de turistas atraídos pela beleza e história. O outro são de devotos de Nossa Senhora.

“Esses são turistas de fé e visitam em busca de uma direção espiritual, sacramento, bênçãos e para participar dos eventos e celebrações”, explica.

No ano jubilar, cujo tema definido pelo Papa foi “Peregrinos da Esperança”, as viagens religiosas ganham ainda mais significado. A peregrinação faz parte da história do Santuário Nacional de São José de Anchieta, explica seu reitor, o padre Álvaro Negromonte.

“Duas vezes por mês, o padre José de Anchieta percorria o caminho do Palácio Anchieta até o Santuário. Ele tinha uma bactéria que fazia seus ossos doerem muito. Mas percorria a pé”, conta. No ano passado, pessoas de 22 estados visitaram o santuário.

Histórias de milagres, visões e curas também atraem turistas. O Santuário de Aracuí, por exemplo, é cheio delas. Foi fundado com base na visão de Nossa Senhora por uma mulher. Um de seus visitantes mais famosos em busca de cura foi Roberto Carlos, conta a integrante do conselho administrador Mariana Vargas.

“As pessoas vêm buscar graça, bênção ou cura. Mas também temos um público fiel que vem por conta de devoção”.

Há outros caminhos para quem busca uma viagem de conexão espiritual no Estado. Em Ibiraçu, um mosteiro cercado pela natureza oferece retiros. De Norte a Sul, há igrejas com paisagens deslumbrantes e histórias curiosas.

Promessa para salvar a filha

Imagem ilustrativa da imagem Turismo da fé atrai famílias até de fora do Brasil para o Espírito Santo
Gilsineia Aliprandi fez promessa pela filha |  Foto: Fábio Nunes/AT

A história de Gilsineia Aliprandi, 55 anos, começa com uma viagem em família para o Santuário de Aparecida, em São Paulo, há duas décadas. No avião, sua filha Lara Aliprandi, na época com 3 anos, começou a passar mal. “Não sabíamos o que ela tinha. Chorava de dor”.

Lara ficou internada em São Paulo por 36 dias. Gilcineia conta que a cada momento era uma notícia ruim. “A bactéria Staphylococcus se alojou no pulmão. O médico disse que estava tudo necrosado e que iam extrair metade do pulmão. As chances eram de 50%”. A família de Gilsineia rezou durante a Romaria dos Homens, na Festa da Penha.

“A gente viajou uma semana antes da Semana Santa. Quando a Lara adoeceu, eu e meu marido ficamos. Toda a família voltou e foi na romaria com velas e terço na mão, orando”. Quando abriram o pulmão da Lara, veio a surpresa: não havia necrose.

“Minha filha hoje é uma pessoa normal, graças a Deus. Foi um milagre. Eu prometi que todo ano ia na Romaria dos Homens. Deus me dá força”, diz. Lara tem 23 anos e está no último ano de Medicina.

“Três milagres na minha vida”

Imagem ilustrativa da imagem Turismo da fé atrai famílias até de fora do Brasil para o Espírito Santo
Eu fui conhecer o local depois do meu primeiro câncer e vi as formigas bordando. Eu falei: 'ao me aposentar, serei voluntária'. Virei em 2018” - Magdalena Rebelo, aposentada |  Foto: Fábio Nunes/AT

Conhecido Brasil afora, o Santuário das Formigas Bordadeiras, localizado no bairro São Lourenço, na Serra, faz parte do circuito de turismo religioso do Estado e ganhou destaque devido aos fenômenos que lá acontecem.

No local, há folhas bordadas por formigas com as palavras de Nossa Senhora e onde a água já curou doenças, segundo voluntárias da Associação Nossa Senhora das Lágrimas.

Uma delas, Magdalena Rebelo, 61, conta que venceu o câncer três vezes.

O primeiro veio em 2002, no útero. Magdalena conta que os médicos chegaram a dizer que ela não ia aguentar. “Ninguém tinha visto algo assim”. Foi quando a aposentada entrou em contato com as Formigas Bordadeiras pela primeira vez.

“Fui benzida, colocaram um óleo em mim, entregaram um vidrinho de água e me disseram para colocar nas refeições todo dia. Fiz e a água não secou até eu me curar, meses depois”.

Magdalena conta que a cura foi o primeiro milagre que vivenciou. Dez anos depois, descobriu um câncer de mama. Em novembro do ano passado, um no intestino. Em ambos os casos, relata intervenções divinas. “O que é da terra, exames, médicos, faço. O resto, entrego a Deus”.

Outra história de milagre é da psicóloga Camila Peçanha. Com 17 dias de vida, sua filha, Gabriela Ramos, começou a ter convulsões.

Depois de um sonho do marido, a psicóloga levou a filha nas Formigas. “Ela pingou três gotinhas de água na boca da minha filha. Nunca mais convulsionou. Tem 19 anos hoje. Todo ano, no dia do milagre, 12 de janeiro, eu volto lá”.

A história das Formigas Bordadeiras começou em 1996, conta Sheila Pereira, outra voluntária, quando as formigas começaram a bordar mensagens de Nossa Senhora das Lágrimas em folhas de árvores espalhadas pelo quintal da casa. Primeiro, imagens, depois frases.

“Antigamente escorria óleo e mel da imagem da santa. Mas ela nos pediu, através das folhas, para colocar um manto preto nela e a manifestação parou”. A última mensagem das formigas foi em 2014.

Peregrinação

Imagem ilustrativa da imagem Turismo da fé atrai famílias até de fora do Brasil para o Espírito Santo
Alessandra Carvalho fez peregrinação rumo ao Santuário em Anchieta |  Foto: Acervo pessoal

Alessandra Carvalho, 54, saiu da Catedral Metropolitana de Vitória, no Centro, rumo ao Santuário em Anchieta, junto com 113 pessoas, em três ônibus. “Nós fizemos uma peregrinação”.

Alessandra conta que já tinha ido ao local com a família, mas foi a primeira vez em grupo. “Dessa vez fui com um olhar de fé. Tudo era diferente”, conta. “Ao me afastar, eu voltei a sentir mais a presença de Deus no meu dia a dia”.

Curada da leucemia

Imagem ilustrativa da imagem Turismo da fé atrai famílias até de fora do Brasil para o Espírito Santo
Marido de Tayná Lemos fez promessa para que ela fosse curada |  Foto: Acervo pessoal

Aos 13 anos, a advogada Tayná Lemos, 29, venceu a leucemia. Um ano e meio depois a doença voltou. O namorado, Renan Maia, atual marido, fez uma promessa. “Se eu voltasse viva, íamos ter fé no Santuário de Aracuí. Todo dia 12 a gente vai agradecer minha vida”. Dois anos atrás, o casal atribuiu o nascimento de seu filho ao local, já que ela não podia engravidar devido ao tratamento.

Formigas “revelam” gravidez

Imagem ilustrativa da imagem Turismo da fé atrai famílias até de fora do Brasil para o Espírito Santo
Jaciara da Silva tinha sido avisada por médico que não podia engravidar |  Foto: Acervo pessoal

“Quando eu estava no sexto mês de gravidez, caiu uma folha dizendo que uma das voluntárias estava grávida. Era eu”, conta Jaciara da Silva, 50 anos, que atua no local onde ficam as formigas bordadeiras. Ela explica que o médico disse que não podia engravidar. Com 2 anos, o filho, Lázaro Velino, foi diagnosticado e venceu a leucemia. “Meu filho foi um milagre. A cura dele também. Para quem crê, nada é impossível”.

Confira o roteiro

Templos espalhados pelo ES

Santuário Nacional de São José de Anchieta

Imagem ilustrativa da imagem Turismo da fé atrai famílias até de fora do Brasil para o Espírito Santo
Santuário Nacional de São José de Anchieta |  Foto: Divulgação

É composto pela Igreja Matriz e por áreas da antiga residência dos jesuítas. Conta com um centro de interpretação, museu interativo com objetos litúrgicos, imagens e documentos. Já a sala dos milagres reúne histórias e objetos deixados agradecendo pelas graças alcançadas.

A igreja funciona todos os dias, das 8h às 18h. O Centro das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Convento da Penha

Imagem ilustrativa da imagem Turismo da fé atrai famílias até de fora do Brasil para o Espírito Santo
Convento da Penha |  Foto: Heytor Gonçalves - 27.07.2020

Cartão-postal do ES, o Convento foi fundado por Pedro Palácios, que chegou em 1558 trazendo consigo o painel de Nossa Senhora das Alegrias, uma devoção da região de onde veio. O guardião do Convento, frei Gabriel Dellandrea, conta que esse quadro reapareceu três vezes no topo do Morro da Penha. Foi interpretado como um sinal de onde a igreja do Convento deveria ser construída, a 154 metros de altitude.

Visitas: De segunda a sábado, das 6h às 17h. Domingo, das 4h às 17h.

Mosteiro Zen Morro da Vargem

Imagem ilustrativa da imagem Turismo da fé atrai famílias até de fora do Brasil para o Espírito Santo
Mosteiro Zen Morro da Vargem |  Foto: Divulgação

É impossível ser capixaba e não conhecer o Grande Buda que fica às margens da BR-101 Norte, em Ibiraçu. Mas você sabia que é possível visitar o mosteiro e participar de retiros?

Inaugurado em 1974, o mosteiro tem visitações abertas apenas aos domingos, com entrada das 8h às 10h. Lá, há oficina de meditação, dança meditativa, visita guiada e trilhas.

A entrada custa R$ 20 por pessoa. Já os retiros têm datas específicas. Participantes de qualquer religião vivenciam a disciplina monástica no primeiro mosteiro zen da América Latina, que conta com zazen (técnica de meditação) e cerimônias.

As datas dos retiros podem ser conferidas no site do mosteiro, mas o próximo é o do “Dia do Trabalhador”, que começa dia 30 deste mês e custa em média R$ 1.500. As vagas são limitadas.

Água santa

Imagem ilustrativa da imagem Turismo da fé atrai famílias até de fora do Brasil para o Espírito Santo
Pedra que "perdoa pecados" |  Foto: Divulgação

Esse é o nome de um distrito em Iúna que tem uma pedra que “perdoa pecados” e uma nascente que nunca seca. Segundo moradores da região, se uma pessoa passar três vezes pela Pedra do Pecado, seu pecado é absolvido. Já a história da nascente surgiu em 1989, quando o distrito passava por uma seca e a nascente foi a única que não secou. A população ia buscar água e fazia orações. A chuva veio no dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia.

Formigas Bordadeiras

Imagem ilustrativa da imagem Turismo da fé atrai famílias até de fora do Brasil para o Espírito Santo
Santuário Nossa Senhora das Lágrimas |  Foto: Divulgação

Localizada em São Lourenço, na Serra, é possível visitar de segunda a sexta, das 13h às 16h. No local é possível ver as folhas, transcrições das mensagens, imagem de Nossa Senhora, beber água santa e outras manifestações.

Santuário de Aracuí

Imagem ilustrativa da imagem Turismo da fé atrai famílias até de fora do Brasil para o Espírito Santo
Santuário de Aracuí |  Foto: Divulgação

Todo dia 13, há uma missa no Santuário localizado em Castelo. Isso ocorre porque seria a data da primeira aparição de Nossa Senhora, em 1994. O local coleciona relatos de curas milagrosas, visões e visitas de fiéis ilustres, como Roberto Carlos e Elba Ramalho. Em 2008, foi eleito uma das sete maravilhas de Castelo, num concurso realizado pela prefeitura do município.

Existem no Santuário cruzes de granito, a imagem de Jesus Cristo em um tablado de madeira, a imagem da Imaculada e um terço em madeira gigante na árvore onde teria acontecido o milagre da aparição da Virgem Maria. As visitas ao local podem ser feitas, todos os dias, das 7h às 18 horas.

Curiosidades

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Localizada na prainha, em Vila Velha, é a igreja mais antiga do Espírito Santo e considerada um marco da colonização do Estado. Sua construção foi iniciada em 1535, no ano da colonização, e finalizada com a chegada dos jesuítas, em 1551. Em 1860, Dom Pedro II visitou-a, ficou sensibilizado com o estado da igreja e fez uma doação.

Visita: Das 9h às 16h30, de segunda a sexta e feriados.

Igreja de São Gonçalo

Fica no centro de Vitória e foi erguida no século XVIII. Os fiéis contam que quem se casar nela, terá casamentos com longa duração, por isso, é mais conhecida como “igreja dos casamentos duradouros”.

Visita: Das 9h às 16h, de segunda a sexta.

Igreja Matriz São Sebastião

Localizada em Afonso Cláudio, é um ponto turístico do município. A igreja conta com um relógio suíço importado nos anos 50 e tem a arquitetura preservada. No seu interior enormes quadros em alto relevo, com as 14 estações da Via-Sacra. No teto e nas paredes da nave estão· pintados o batismo de Jesus e outros episódios da Bíblia.

Visita: Todos os dias, das 7h às 18h.

Igreja dos Reis Magos

Fica em nova almeida, na Serra, e foi construída no período entre os anos 1580 e 1615. No local, também há o Centro de Interpretação Aldeia de Reis Magos, um museu interativo.

Visita: Todos os dias, das 9 às 17h30. O museu fecha na segunda.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: