“Onix SUV” resgata nome antigo da GM
O novo Chevrolet Sonic, derivado da plataforma do Onix, será a aposta da montadora no primeiro semestre de 2026
A Chevrolet anunciou na segunda-feira (17) o nome de seu novo SUV derivado da plataforma do Onix: Chevrolet Sonic. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2026.
O nome ressuscita o batismo usado em um hatch e um sedã importados, que tiveram vida curta no Brasil, vendido entre 2012 e 2014. O Sonic “antigo” estreou no mercado nacional vindo da Coreia do Sul e, depois, passou a ser trazido do México até sair de linha.
Quanto ao novo Sonic, imagem divulgada pela General Motors (GM) exibe o modelo de perfil, envolto por sombras, revelando um leve caimento do teto na traseira. O estilo remete aos “SUVs cupê”, seguindo a tendência de modelos como o Volkswagen Nivus e o Fiat Fastback.
O novo Sonic será produzido em Gravataí (RS), complexo onde já são feitos o Onix e o Onix Plus. O lançamento foi confirmado para o próximo ano. De acordo com o portal Uol, o modelo deve chegar às lojas no mês de maio.
Todas as versões devem contar com o motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm (etanol). Haverá opções de câmbio manual (versões de entrada) e transmissão automática, de seis velocidades.
O Sonic manterá o monobloco do Onix, inclusive com o formato das portas idêntico. A principal mudança de design estará na traseira, com inspiração no elétrico Equinox EV. O SUV terá novas lanternas em formato horizontal, unidas por um aplique plástico que abriga o emblema da Chevrolet.
As alterações na parte posterior devem resultar em um porta-malas maior que o do Onix hatch. Na lateral, são esperados apliques na porção inferior das portas e molduras nas caixas de rodas.
Na dianteira, o “SUV do Onix” adotará a nova identidade visual da marca, com conjunto óptico duplo iluminado por LEDs, já visto na Montana e na nova Spin. O utilitário esportivo deverá usar o logotipo na cor preta, elemento que tende a se tornar padrão nos próximos lançamentos da Chevrolet.
No interior, contará com novos revestimentos nas portas e no painel. Os bancos, no entanto, devem manter o mesmo padrão já utilizado na linha Onix.
Na segurança, o Chevrolet Sonic terá de série seis airbags, freios ABS com EBD, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade. Alerta de colisão e frenagem automática são esperados nas versões mais completas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários