Frente ampla em prol de vice
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Desde que deixou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), tem circulado por todas as regiões do Estado. Com sua já tradicional camiseta preta com o lema “o Espírito Santo é o Brasil que dá certo”, Ricardo tem encontrado prefeitos e lideranças regionais, anunciando e inaugurando obras nessas cidades.
Interlocutores do vice-governador acreditam que uma das principais vantagens dele sobre outros possíveis candidatos ao governo do Estado no pleito do ano que vem é justamente a presença que ele tem no interior do Espírito Santo.
Desde os tempos como senador, mantém boa relação com as administrações de fora da Grande Vitória, e esse fator pode ser um diferencial na hora do lançamento das campanhas. No Sul, tem o pai, prefeito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço (PP), que deve encabeçar uma frente ampla regional.
Aliados estão a postos
Ainda, há Lucas Scaramussa (Podemos), Enivaldo dos Anjos (PSB), e Marcus da Cozivip (Podemos) na região Norte. Os três são prefeitos de Linhares, Barra de São Francisco, e São Mateus, respectivamente. Com o apoio de Euclério Sampaio (MDB) e Sergio Vidigal (PDT) na Grande Vitória, há expectativa de crescimento nas próximas pesquisas.
Vai pra lá ou pra cá?
Seguem as dúvidas sobre qual projeto a federação União-Progressista vai abraçar no Espírito Santo. O PP tem espaço no alto escalão do governo Casagrande (PSB), mas apoio ao projeto ainda não é definitivo. Marcelo Santos (União), futuro presidente do União no Estado, quer que a federação fique com o governador. Cabe a Josias Da Vitória (PP) decidir.
Pai, filha e neta “suando”
O deputado estadual João Coser (PT), acompanhado de sua filha, vereadora Karla Coser (PT), e de sua neta, Maria Vitória, que ainda está no ventre de Karla, aproveitou para se exercitar no começo do dia.
“Momento em que a família vai suar junta”, disse uma seguidora do deputado.
Foco no PDT
Pretendendo focar exclusivamente nos esforços do PDT em montar chapa para disputas eleitorais de 2026, o presidente estadual do partido, Alessandro Comper, pediu para ser exonerado da coordenadoria de Governo da prefeitura serrana.
O objetivo, nos bastidores, é que Comper rode o Espírito Santo para construir chapa pedetista. Quem vai responder pela pasta, por enquanto, será o atual secretário de Serviços, Enivaldo Dias (PDT).
“Dia que eu sair da Prefeitura, eu mesmo avisarei”
O presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Governo de Vitória, contou à coluna que não procede a informação de que vai deixar o cargo. Assunto surgiu dentro da própria administração. Lideranças dizem que está inviável para que Musso cuide dos projetos do prefeito Pazolini (Rep) ao governo e continue na pasta. “Não procede. O dia que eu for sair, eu mesmo avisarei”, decretou.
Galeria
Intercâmbio em São Paulo
O presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira (PSB), está em São Paulo para participar do Seminário da Fundação Getúlio Vargas dos 10 anos do Centro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. Vai apresentar suas experiências dos últimos 15 anos de pesquisas e estudos na área.
Infraestrutura capixaba
Vitória vai sediar no próximo dia 27 de maio, a sexta edição do evento Diálogos Regionais CBIC/Caixa – Infraestrutura. O evento será realizado no auditório da Findes e contará com a participação do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), e do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho (sem partido).
Regular bikes elétricas
A Câmara de Vitória aprovou o projeto de lei “Bike Legal”, de autoria do vereador Aylton Dadalto (Republicanos). A proposta estabelece regras para a circulação de bicicletas elétricas nos espaços urbanos, com objetivo de garantir segurança de pedestres, ciclistas e motoristas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



