X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Ministério da Saúde acompanha surto de vírus respiratório na China

País registra surto de metapneumovírus humano (HMPV). Vacinação e medidas de higiene são importantes para prevenção


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ministério da Saúde acompanha surto de vírus respiratório na China
Risco de pandemia é baixo, mas medidas de prevenção devem ser tomadas

A China vive um surto de metapneumovírus humano (HMPV), um vírus respiratório que tem acometido especialmente crianças no país. O HMPV já é conhecido no mundo e é comum em casos de gripe leve, mas pode evoluir para quadros mais graves que necessitam de internação.

Apesar da Organização Mundial de Saúde (OMS) não ter emitido ainda nenhum alerta internacional, o Ministério da Saúde mantém comunicações constantes com autoridades sanitárias ao redor do mundo. O objetivo é monitorar a situação e trocar informações relevantes sobre a doença.

Especialistas afirmam que os riscos de uma pandemia são baixos, mas o ministério salienta que é importante reforçar as medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias. A orientação é estar com as vacinas contra a Covid-19 e a influenza em dia e adotar medidas de higiene como lavar as mãos frequentemente e fazer o uso de máscaras em caso de sintomas gripais.

Sobre o HMPV

O HMPV é um vírus respiratório que causa infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores, e foi identificado pela primeira vez no Brasil em 2004. Desde então, o vírus tem sido monitorado como parte das atividades de vigilância epidemiológica do ministério, que inclui a coleta e análise de dados sobre doenças respiratórias. É um vírus conhecido no mundo e comum em casos de síndrome gripal (casos leves), podendo eventualmente evoluir para casos de síndrome respiratória aguda grave que requerem internação.

A vigilância do HMPV é realizada através do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep), com a identificação de casos por meio dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHEs) em serviços de saúde. Esses núcleos monitoram a circulação de diversos patógenos respiratórios, incluindo o HMPV, em diferentes regiões do país.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

* Estagiária sob supervisão de Weslei Ravadelli

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: