X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Homem acumula gordura e colesterol nas mãos após adotar dieta carnívora

O paciente, morador dos Estados Unidos, adotou como hábitos alimentares uma alta ingestão de gorduras


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Homem acumula gordura e colesterol nas mãos após adotar dieta carnívora
O caso foi publicado na revista científica Jama |  Foto: Divulgação/JAMA

Um homem de 40 anos apresentou nódulos de gordura e colesterol acumulados sob as palmas das mãos, solas dos pés e cotovelos após adotar uma dieta carnívora cerca de 8 de meses antes do diagnóstico. O caso foi publicado na revista científica Jama (Journal of the American Medical Association), uma das mais renomadas do mundo.

O paciente, morador dos Estados Unidos, adotou como hábitos alimentares uma alta ingestão de gorduras, consistindo em três a quatro quilos de queijo, tabletes inteiros de manteiga e gordura adicional incorporada a hambúrgueres diários.

Aos médicos, ele disse que a dieta tinha feito com que ele perdesse peso, se sentisse mais disposto e tinha dado a ele maior clareza mental.

Mas com um nível de colesterol excedendo 1000 mg/dL (o nível de colesterol total normal é inferior a 190 mg/dL), recebeu o diagnóstico de xantelasma --surgimento de placas formadas por depósitos de gordura e colesterol que se acumulam sob a pele.

Segundo a revista médica, o caso destaca o impacto dos padrões alimentares nos níveis de lipídios e a importância de gerenciar a o colesterol alto para prevenir complicações.

Estima-se que cerca de 40% da população brasileira possui colesterol alto, um número acima do registrado na população americana (38,1%).

O colesterol alto no sangue pode ser responsável por doenças cardiovasculares, sendo as principais o infarto do miocárdio ou AVC (acidente vascular cerebral). A hipercolesterolemia, como é chamada a condição do colesterol alto, no entanto, é praticamente assintomática.

Manter uma dieta rica em alimentos naturais, praticar atividade física com frequência e controlar o peso são as formas mais eficientes para reduzir a taxa de colesterol total.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: