Dentistas voluntários vão selecionar jovens para tratamento de graça
Triagem de crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, de baixa renda, será feita por dentistas voluntários em três municípios capixabas
Escute essa reportagem
A Turma do Bem (TdB), rede mundial de dentistas voluntários, realiza nesta quinta-feira uma triagem para selecionar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, que sejam de baixa renda, para receber tratamento odontológico gratuito.
A Megatriagem 2025 ocorre em vários municípios do País. No Estado, ela está aberta ao público em Vitória, Guarapari e Linhares.
Na capital, ela acontece no Instituto João XXIII, no bairro Consolação, das 10h às 16h. Em Guarapari, será na Associação Matheus Garcia, Ipiranga, de 9h às 11h. E em Linhares, na Faculdade Anhanguera, das 8h às 12h.

“Durante a ação, os participantes serão avaliados por um dentista voluntário, por meio de um exame visual não invasivo, no qual serão registradas informações sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica do paciente, além de ser oferecido um kit de higiene bucal e orientações de saúde bucal”, destacou Angela Fabiana Rioja Gorritti Lahas, dentista e coordenadora da Turma do Bem em Vitória.
No momento da triagem, deve-se levar os documentos de RG e comprovante de residência, e estar acompanhado de um adulto. Também é possível realizar a inscrição antecipada, por meio da página megatriagem.tdb.org.br.
Angela explica que a seleção será feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes de baixa renda, com problemas bucais mais graves, e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.
Ela afirmou que aqueles que forem selecionados vão receber uma carta, para que saibam qual o profissional que os atenderá. O atendimento gratuito ocorrerá até os pacientes atingirem os 18 anos.
“O dentista voluntário faz o acompanhamento do paciente, em seu próprio consultório, e com todas as necessidades odontológicas que surgirem: limpeza (profilaxia), uso de aparelhos ortodônticos, restaurações, exames radiográficos e cirurgias”.
Ao longo dos últimos anos, cerca de 3 mil crianças e adolescentes foram atendidos no Espírito Santo pela Turma do Bem. Angela ressalta a importância dessa ação para os pacientes. “A gente devolve saúde bucal, função e sonhos para eles. Colaboramos para que se sintam mais confiantes”, frisou.
“Dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, mostram que 76,1% dos jovens entre 15 e 19 anos tiveram algum dente afetado por cárie, e que 60,8% dos jovens com 12 anos precisam de tratamento dentário”, completou a coordenadora.

Fique por dentro
Megatriagem 2025
É uma colaboração entre a Organização Turma do Bem (TdB) e a empresa Colgate, com o objetivo de levar saúde bucal para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, em vulnerabilidade social.
Participam da iniciativa mais de 140 municípios do Brasil. A expectativa é que mais de 5 mil crianças e adolescentes do País sejam selecionados no processo.
Horários no Estado
A Megatriagem ocorrerá hoje em todo o Brasil. No Estado, a iniciativa está aberta ao público em 3 cidades:
Em Vitória será no Instituto João XXIII, no bairro Consolação, das 10h às 16h.
Em Guarapari, na Associação Matheus Garcia (Rua Guaçuí, 8 – Ipiranga), das 9h às 11h.
Em Linhares, será na Faculdade Anhanguera (Av. São Mateus, 1458), de 8h às 12h.
Como participar?
Para participar, o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável, no momento da triagem, e apresentar RG e comprovante de residência.
Nas triagens, o dentista voluntário realiza um exame visual não invasivo, que atesta a condição odontológica, e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal do paciente e a condição socioeconômica da família.
Também é possível fazer a inscrição antecipada, por meio da página megatriagem.tdb.org.br.
Seleção
Segundo Angela Fabiana Rioja Gorritti Lahas, dentista e coordenadora da Turma do Bem em Vitória, a seleção será por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia crianças e adolescentes de baixa renda, com problemas bucais mais graves, e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.
Se eu for selecionado?
A Turma do Bem entrará em contato por meio de uma carta, na qual enviará todos os dados do dentista que fará o atendimento. Em seguida, é preciso entrar em contato com o dentista e marcar a primeira consulta.
O acompanhamento gratuito acontece até o jovem completar os 18 anos.
Sobre a Turma do Bem
A Turma do Bem é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas voluntários, que atuam em 12 países.
Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 22 anos, impactou mais de 89 mil jovens e 1.100 mulheres.
No Espírito Santo, cerca de 3 mil crianças e adolescentes foram atendidos nos últimos anos.
Fonte: Angela Fabiana Rioja Gorritti Lahas, dentista e coordenadora da Turma do Bem em Vitória, e Pesquisa A Tribuna.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários