X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Saúde

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Cirurgias são canceladas e fila de consultas vai dobrar por conta da pandemia

foto autor
28/05/2020 - 13:45 • Atualizada em 28/05/2020 às 14:12

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cirurgias são canceladas e fila de consultas vai dobrar por conta da pandemia
O presidente do CRM-ES, Celso Murad, afirmou que, quando a Covid-19 passar, haverá uma 2ª crise na saúde |  Foto: Dayana Souza / AT - 13/01/2020

Por conta do decreto estadual que suspende cirurgias eletivas devido à pandemia do novo coronavírus, pelo menos 1.085 procedimentos deixaram de ser feitos no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Em paralelo, autoridades de saúde dizem que a fila para exames e consultas na saúde básica vai dobrar.

Na lista de procedimentos que deixaram de ser feitos estão cirurgias de pele, das vias aéreas superiores, da face, da cabeça e do pescoço, do aparelho da visão, de mama e torácicas, por exemplo.

Em Vitória, Vila Velha e Serra, marcações de consultas eletivas, agendadas com antecedência, foram temporariamente suspensas. Em Cariacica, as consultas eletivas para clínico geral, ginecologia e pediatria também.

Presidente da Associação Médica do Estado (Ames), Leonardo Lessa diz que essas suspensões são muito graves. “Algumas cirurgias, apesar de eletivas, têm um caráter de certa urgência. Não podemos esquecer dos pacientes que têm outras doenças. Os ambulatórios também foram suspensos”, comentou.

“Os pacientes de acompanhamento crônico estão sem referência para o tratamento de suas doenças”, afirmou ainda Leonardo Lessa.

O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), Celso Murad, faz eco. “Depois que a Covid-19 passar, a segunda crise da saúde será essa, a resolução da demanda reprimida. As doenças crônicas que deveriam ter atendimento continuado vão voltar mais complexas. Vamos ter um novo estrangulamento do sistema”.

Conselheiro federal de medicina, Carlos Magno Dalapicola observa que destinar um hospital como “referência” para esses procedimentos resolveria o problema, não misturando com pacientes de Covid-19.

“Não basta simplesmente suspender cirurgias. Úlceras, se perfuram, viram urgência. Hérnia pode virar urgência”, destacou.


Busca por atendimento

Imagem ilustrativa da imagem Cirurgias são canceladas e fila de consultas vai dobrar por conta da pandemia
Agente sócio-educativo Lúcio Soares da Silva |  Foto: Acervo Pessoal

A professora Margarida Maria, 64, está em busca de atendimento para o marido, o agente sócio-educativo Lúcio Soares da Silva, 60. Ele fez angioplastia pelo SUS, na Santa Casa de Vitória, mas o procedimento precisou ser interrompido por complicações.

“Agora, precisamos remarcar, mas não conseguimos. Dia desses, ele desmaiou na rua”, contou.

Procurada, a Santa Casa enviou nota alegando que, para garantir a integridade e segurança de seus pacientes, utiliza o mesmo protocolo de todos os outros hospitais: os procedimentos classificados como eletivos estão suspensos, dando prioridade aos casos considerados de urgência.


“Problemas estão nos preocupando”

Imagem ilustrativa da imagem Cirurgias são canceladas e fila de consultas vai dobrar por conta da pandemia
Professora Viviane Souza de Nardi |  Foto: Acervo Pessoal

A professora Viviane Souza de Nardi, de 42 anos, não está conseguindo marcar consultas desde março, quando a pandemia começou no Espírito Santo.

“Preciso ser atendida por um alergista, porque está incomodando muito meu dia a dia. E para minha mãe, de 65 anos, um pneumologista. Ela reclama muito de cansaço e problemas no pulmão. Sei que a pandemia é séria, mas são problemas que estão nos preocupando muito”, conta ela.


Governo diz que operações voltam se leitos desocuparem

Imagem ilustrativa da imagem Cirurgias são canceladas e fila de consultas vai dobrar por conta da pandemia
Setor de urgência: cirurgia mantida |  Foto: Thiago Coutinho / AT - 05/02/2019

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou, por nota, que, havendo a redução do índice de ocupação dos leitos por pacientes com Covid-19, ocorrerá nova redefinição de unidades para a retomada de cirurgias eletivas.

“A grande ampliação de leitos que está sendo realizada na rede hospitalar própria neste ano será permanente e dará ao Estado uma grande capacidade de realização de cirurgias”, diz a nota.

A Sesa garante que as cirurgias oncológicas, cardiovasculares e de urgência e emergência continuam sendo realizadas.

Já a Prefeitura de Vila Velha disse que as consultas que já estavam agendadas foram realizadas normalmente e não houve cancelamento nem suspensão de exames.

Na Serra, consultas de pré-natal de alto risco, exames de ultrassom obstétrico e transvaginal e puericultura continuam acontecendo. “Estamos, através da telemedicina, fazendo contato por telefone com os pacientes idosos e mais vulneráveis. Quando há necessidade, esses pacientes têm consultas agendadas nas unidades de saúde”, diz a nota.

A Prefeitura de Cariacica também pondera, em nota. “As consultas de urgência para clínico, ginecologista e pediatria estão acontecendo, assim como para outros atendimentos, como pré-natal de baixo e alto risco, testagem rápida, programas voltados para diabéticos e hipertensos”.

Segundo a prefeitura, o município possui um sistema de regulação interna de consultas como o pré-natal de alto risco, então, essas pacientes não deixam de ser atendidas. “As consultas com especialista são reguladas junto ao Estado, que está com as consultas eletivas suspensas conforme o decreto estadual.”

Em Vitória, a secretária da Saúde, Cátia Lisboa, ressaltou que “todas as pessoas que tiveram consultas suspensas puderam ser consultadas pelos médicos que estavam atendendo na telemedicina”.

Somente ontem, foram 3,6 mil atendimentos, disse. “Mas mantivemos consultas para gestantes e diabéticos, além dos pacientes que precisam de internação imediata ou manutenção do atendimento”.

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM