Quase mil pessoas tiveram que deixar suas casas após o rio Itabapoana transbordar e alagar ruas da cidade de Bom Jesus do Norte, no Sul do Estado, divisa com o Rio de Janeiro. Segundo a Defesa Civil Municipal, a cheia do rio foi causada pelo grande volume de chuva que atingiu a região do Caparaó. O bairro Silvano foi o mais afetado.
"Nós contabilizamos 678 pessoas pelo número de refeições fornecidas. São 650 desalojados e 28 desabrigados. Mas o número chega a quase mil porque algumas famílias se mudaram. O período mais crítico foi de sábado para domingo. A cota de transbordo foi de 2.10 m para 3.98 m. Agora está recuando, está em torno de 3.52 m", disse o coordenador da Defesa Civil Carlos José Ribeiro Vieira.
Segundo a Defesa Civil Estadual, apesar do baixo acumulado de chuva registrado nas últimas 24 horas, o Estado tem, ao todo, 772 pessoas fora de casa por consequência da chuva.
Os municípios onde mais choveu entre a manhã de domingo (21) e a manhã desta segunda (22) foram:
Em Linhares, o Rio Doce atingiu a cota de inundação na manhã desta segunda-feira (22) e a Defesa Civil está em alerta monitorando as áreas de risco.