X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Novo alerta vermelho de chuvas fortes para todo o Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novo alerta vermelho de chuvas fortes para todo o Estado
O volume de chuva deve ficar abaixo do normal em janeiro no Estado |  Foto: Fábio Nunes - 10/12/2020

Institutos de meteorologia emitiram nesta segunda-feira (8) novos alertas para chuvas fortes nas cidades do Espírito Santo até o final da manhã desta terça-feira (9). Os 78 municípios capixabas estão em alerta vermelho para a possibilidade de acumulado de chuva que podem superar até 100 milímetros. 

Nesta segunda-feira, a chuva forte causou transtornos e prejuízos em cidades do Estado. Em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, o rio Itapemirim subiu 2,20 metros acima do nível normal e assustou moradores.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além da chance do volume de chuva passar dos 100 milímetros, ainda há risco de ventos superiores a 100 km/h.

"Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", alerta o instituto.

Outro alerta vermelho para as cidades capixabas foi disparado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu aviso meteorológico de atenção e alertou para a possibilidade de chuvas mais fortes nas cidades das regiões Nordeste e Noroeste. 

"Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil através do telefone (27) 3194-3652", orientou o Incaper.

De acordo com a previsão do tempo do instituto, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que tem provocado essas chuvas mais fortes, começa a perder força nesta terça-feira, mas o tempo segue instável no Espírito Santo.

"Previsão de pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões, podendo ser localmente forte em áreas da região Noroeste".

Segundo o Climatempo, a tendência é que a instabilidade perca força a partir de quarta-feira (10).

"Ainda há condições para chuva, mas o sol já vai conseguir aparecer por mais horas ao longo do dia. Uma massa de ar seco vai voltar a predominar em parte de Minas Gerais e no Espírito Santo até o final desta semana", informou o instituto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: