ES pode ter chuva acima do normal nos próximos dias; veja cidades em risco
Estado recebeu um alerta de perigo para acumulado de chuva. Há possibilidade de transtornos para a população
Escute essa reportagem

A passagem de uma frente fria pelo litoral da região Sudeste vai trazer chuvas consideradas acima do normal para o Espírito Santo nos próximos dias. Segundo a Climatempo, o fenômeno vai deixar o tempo instável e pode gerar transtornos para a população em diferentes áreas do Estado, incluindo o litoral, Grande Vitória e cidades serranas capixabas.
O excesso de umidade combinado com a circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera vai permitir a formação de muitas áreas de instabilidade nos próximos dias. No Espírito Santo, a chuva deve se intensificar nessa quinta-feira (03) e persistir até o fim de semana — e são esperados volumes entre 50 e 100 milímetros.
"Os acumulados de chuva previstos para os próximos dias são considerados acima do normal para esta época do ano", informou a empresa de meteorologia. Além disso, de acordo com a previsão, o predomínio de céu nublado, a chuva frequente e a presença do ar frio de origem polar farão as temperaturas caírem em todo o Estado.
"Além da chuva e das baixas temperaturas, a população do litoral da região Sudeste deve ficar atenta para o mar bastante agitado nos próximos dias. A passagem de um ciclone extratropical pela costa da região Sul e os ventos marítimos persistentes vão elevar as ondas e a poplulação deve ficar atenta para o risco de alguma ressaca", concluiu a Climatempo.
Estado recebe alerta de perigo
A frente fria também fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse um alerta de nível amarelo para o Espírito Santo.
De acordo com o aviso, que passa a valer às 18h desta terça-feira (02) e vai até às 23h59min de quarta (03), há risco de chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia no Estado. Segundo o instituto, é baixo o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.
O alerta é válido para as regiões Central, Litoral Norte e Sul do Estado. Veja lista de cidades em risco:
Alfredo Chaves
Anchieta
Aracruz
Cariacica
Conceição da Barra
Domingos Martins
Fundão
Guarapari
Ibiraçu
Iconha
Vitória
Vila Velha
Viana
Sooretama
Serra
São Mateus
Santa Teresa
Santa Leopoldina
Rio Novo do Sul
Presidente Kennedy
Comentários