X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Tarcísio é um bom político, assim como tem outros, diz Bolsonaro

Elogiou outros governadores que disputam o seu espólio eleitoral na direita, mas sem reconhecer nenhum deles como sucesso


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Tarcísio é um bom político, assim como tem outros, diz Bolsonaro
"Eu vou até o último momento buscar pela minha possibilidade de disputar a eleição", disse, confirmando que registrará sua candidatura no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2026 |  Foto: Divulgação/Instagram

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse à Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (28) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é um bom político, não excepcional, "assim como tem outros pelo Brasil".

Ele disse ainda que, para ele, o plano B é Bolsonaro. Elogiou outros governadores que disputam o seu espólio eleitoral na direita, como Ronaldo Caiado (Goiás), mas sem reconhecer nenhum deles como sucessor.

"Eu vou até o último momento buscar pela minha possibilidade de disputar a eleição", disse, confirmando que registrará sua candidatura no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2026, mesmo estando inelegível e com a possibilidade de uma prisão.

Veja trechos da entrevista, concedida na sede do PL em Brasília.

O senhor chegou a mencionar uma vez o Eduardo Bolsonaro como uma possibilidade para 2026, um eventual sucessor. Com ele nos Estados Unidos, isso está descartado?

Jair Bolsonaro - Olha só, há um equívoco da sua parte. Eu estava nessa sala sendo ouvido por uma colega sua da CNN. Ela fez uma pergunta semelhante: 'Fala o nome'. [Respondi] Eu não vou lançar ninguém. Então ela lançou o Tarcísio, eu falei [minha opinião], [Ronaldo] Caiado, eu falei, [Romeu] Zema, eu falei, Michelle [Bolsonaro], eu falei, Eduardo, eu falei [minha opinião]. Vocês [da imprensa] estão lançando, não fui eu.

Eu não me vejo impedido de forma legal de disputar a eleição. As duas inelegibilidades, uma por se reunir com embaixadores, abuso de poder político, não tem cabimento. É competência minha reunir com embaixadores e não de ninguém do TSE. A segunda, abuso de poder econômico. Quando acabou o 7 de Setembro, eu deixei minha faixa na cadeira e fui para o carro do Silas Malafaia e falei para talvez um milhão de pessoas. Qual a estrutura do 7 de Setembro que eu usei para isso aí? Nenhuma estrutura. Nenhuma.

Mas hoje, pela lei eleitoral, o sr. está inelegível. O sr. não considera já anunciar um plano B? Não teme que isso possa eventualmente atrapalhar a candidatura ano que vem?

Eu tenho plano B, Bolsonaro, tá? Eu vou até o último momento buscar pela minha possibilidade de disputar a eleição.

Hoje o mundo político vê o Tarcísio como um principal nome numa eventual sucessão do sr. Concorda que ele é um nome mais forte hoje?

Tarcísio é uma excelente pessoa, fenomenal gestor e um muito bom, bom, não vou falar excepcional, um bom político, assim como tem outros nomes pelo Brasil. O Zema tem uma pessoa que fez uma boa gestão lá, o Caiado, o Jorginho Mello, outras pessoas que não estão no cargo executivo, mas despontam. Bons parlamentares por aí. Agora, dentro do PL, devidamente autorizado pelo Valdemar Costa Neto, o candidato sou eu. Até porque uma injustiça é negar a democracia, eu não poder disputar eleições, dado essas duas acusações.

E o sr. pretende então se registrar no TSE?

Sim.

Como o Lula fez em 2018...

Me compara com o Lula não, por favor. Ele passou condenado por três instâncias por corrupção [as condenações foram posteriormente anuladas]. Eu fui condenado em um tribunal político. Eu acho que ninguém tem dúvida que o TSE é um tribunal político.

RAIO-X | JAIR BOLSONARO, 70

É ex-presidente do Brasil. Foi derrotado no segundo turno das eleições de 2022 por Lula (PT) e declarado inelegível pelo TSE até 2030. Antes havia sido deputado federal durante 27 anos. Capitão reformado do Exército, hoje é presidente de honra do PL. Tornou-se réu sob a acusação de liderar trama golpista no final de seu governo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: