Ponte, ciclovias e novos calçadões em Vila Velha
Arnaldinho disse que novas estruturas vão interligar toda a orla, sendo que licitação de Interlagos à Barra do Jucu será neste mês
Escute essa reportagem
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), aproveitou a cerimônia de posse de seu segundo mandato para falar das obras que estão no radar da administração para serem entregues ou licitadas. Dentre elas estão a Ponte da Madalena, na Barra do Jucu; uma ciclovia que corta a cidade; e novos calçadões em orlas.
Além de ser reconduzido ao cargo de prefeito e da posse de seu novo vice, Cael Linhalis (PSB), o evento desta quarta-feira (1º), que ocorreu no Centro de Convenções, em Coqueiral de Itaparica, serviu também para empossar 21 vereadores, entre eleitos e reeleitos, da cidade canela-verde.
“No próximo dia 18 iremos inaugurar três quilômetros de calçadão, ciclovia, iluminação e pavimentação, que vão de Jockey de Itaparica até a Ponte da Madalena, na Barra do Jucu”, disse Arnaldinho.
Segundo ele, outra obra que envolve ciclovia também já foi iniciada. “Quanto a obra da Nova Ponta da Fruta até Interlagos, que compreende 6,5 quilômetros de ciclovia, calçadão, e parque linear, já foi iniciada. A intenção é licitar agora em janeiro de Interlagos à Barra do Jucu, interligando nossa orla”, ressaltou o prefeito.
A Ponte da Madalena, segundo o prefeito, é uma das obras mais aguardadas da cidade. Com previsão para ser inaugurada no próximo dia 18, o projeto da ponte prevê mirante, deque e iluminação especial. Segundo Arnaldinho, a região do Parque de Jacarenema também passa por revitalização.
Outra obra destacada por Arnaldinho é a revitalização de 32 quilômetros de calçadão, interligando desde a Praia da Costa até a região de Nova Ponta da Fruta.
“Sem contar das nossas intervenções no Morro do Moreno, e também a continuidade de obras na Prainha”, ressaltou.
Secretariado
Também houve anúncio de mudança no secretariado. Conforme Plenário antecipou, os vereadores Joel Rangel (Podemos) e Anadelso (Podemos) irão ocupar as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Esportes, respectivamente.
Desta forma, a Casa terá dois novos vereadores: George Alves (Podemos) e Adriana Meirelles (Podemos). A segunda era, até o final do primeiro mandato de Arnaldinho, a secretária de Educação do município canela-verde.
“Fui leal a Arnaldinho ontem, hoje, e assim serei no futuro”, diz eleito para presidência da Câmara
A cerimônia de posse no Centro de Convenções de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, também foi marcada pela eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. Em chapa única, Osvaldo Maturano (PRD) foi eleito presidente da Casa de Leis.
Vila Velha foi um dos municípios em que houve mais disputa para decidir quem seria o presidente da Casa. Maturano, desde o início, colocou seu nome na disputa. Acabou conseguindo apoio do prefeito Arnaldinho (Podemos).
“Que sejamos nós a mudança que esperamos em Vila Velha. Assumi o posto de presidente pois confio em Arnaldinho, nosso líder. Fui leal a Arnaldinho ontem, hoje, e assim serei no futuro. Juntos vamos continuar oferecendo um futuro de esperança, paz, cuidado e oportunidades a todos”, disse Maturano durante discurso.
O novo presidente obteve 19 votos. Somente dois vereadores foram contrários à chapa protocolada por ele: Pastor Fabiano (PL) e Rafael Primo (PT).
Durante discurso, Fabiano afirmou que votar contra a chapa de Maturano era diretriz do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do senador Magno Malta (PL). Fala foi acompanhada de vaias.
“Nome natural para 2026 é o de Ferraço”, diz Arnaldinho
Principais desafios
O prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), durante evento de posse, disse que seu principal desafio durante o segundo mandato será continuar dialogando com toda a população, principalmente dando atenção aos mais vulneráveis.
Ressaltou que Vila Velha deixou de ficar isolada politicamente e que durante os quatro anos de sua gestão presenciou investimentos do governo do Estado nunca antes vistos.
Segundo o prefeito, a pretensão é continuar à frente da Prefeitura de Vila Velha até 2028, quando terminará seu segundo mandato.
Sobre a possibilidade de deixar a cadeira para ser candidato a governador nas eleições de 2026, disse que faz parte do grupo liderado pelo governador Renato Casagrande (PSB), e que o nome natural a ser escolhido, atualmente, é do atual vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB).
Mudanças na gestão
Arnaldinho fez mudanças pontuais em seu secretariado. A primeira anunciada foi a saída de Adriana Meirelles (Podemos) da Educação. Ela foi substituída por Carla Cabidel.
Ontem, conforme Plenário havia antecipado, o prefeito remanejou Adriana Peixoto do Desenvolvimento Urbano para a chegada de Joel Rangel (Podemos). A partir de agora, Adriana vai assumir a Controladoria. Joel estava na presidência do Instituto de Previdência de Vila Velha, que agora será ocupada por Caio Cândido.
Fabiano Rossato deixa a liderança da secretaria de Esportes para a chegada do vereador Anadelso (Podemos). Rossato volta a ser subsecretário da pasta.
O vice-prefeito Cael Linhalis (PSB) assumirá a secretaria de Governo, que era chefiada por Maria do Carmo. Ela será remanejada para a secretaria de Relações Institucionais, que será uma pasta inédita.
O chefe de gabinete, Carlão, passa a ser procurador da Câmara Municipal, enquanto Doutor Samuel será o novo chefe de gabinete do prefeito.
Novas secretarias
O prefeito também pretende criar secretarias durante seu segundo mandato. A ideia de Arnaldinho, a princípio, é desmembrar a secretaria de Cultura e Turismo e transformar em secretaria de Turismo. Também haverá a pasta de Relações Institucionais, conforme descrito acima.
Além disso, uma das mudanças mais importantes deve ser a criação da secretaria de Defesa da Mulher. Para o prefeito, a inauguração da pasta é fundamental para o enfrentamento à violência contra a mulher. “Com a inauguração dessa pasta, queremos potencializar a orientação e empoderamento feminino”, disse.
Comentários