Investimentos em inovação e concursos públicos
Entre as metas para o seu 3º mandato estão a realização de concurso com mais de 5 mil vagas e aposta em tecnologia em diversas áreas
Escute essa reportagem

Em solenidade de recondução ao cargo, marcada por emoção e entusiasmo, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), citou conquistas obtidas nos últimos quatro anos e anunciou metas para o novo mandato.
Realização de concursos públicos, com mais de 5 mil vagas, e investimentos em inovação foram alguns dos anúncios feitos neste domingo (01) no Palácio Anchieta, em Vitória.
Para seu terceiro mandato, Casagrande explicou que pretende realizar concursos menores, a partir deste ano, com 400 a 500 vagas.
Apontada como prioridade, a saúde é uma das áreas que terá reforço no quadro de servidores públicos. “Não deu tempo da gente resolver os problemas de forma mais intensa, mais completa. Então, vamos avançar mais na saúde”.
Reafirmando o compromisso de reduzir o tempo de espera em consultas, exames e cirurgias, o governador anunciou que irá realizar concurso público na saúde. A previsão é de abrir cerca de mil vagas para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais na área.
Na Educação, o governo pretende realizar pelo menos dois concursos, principalmente para professores, substituindo aqueles em Designação Temporária (DTs), com mil vagas em cada, totalizando 2 mil vagas.
Na segurança pública, terá concursos para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, policial penal e agente sócio educativo, a partir do ano que vem.
Há outras áreas de concursos que já haviam sido autorizados, a exemplo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), entre outros.
Casagrande apontou ainda que outra missão é colocar o Espírito Santo em destaque nacional. Como exemplo, ele citou a infraestrutura logística do Estado.
Mas ele disse que há gargalos para serem resolvidos, pauta que será tratada também com o governo federal, como ferroviários, portuários e rodoviários.
Usando a tecnologia como aliada, o governador falou do avanço na inovação, citando a ampliação de implantação de serviços eletrônicos. Outros temas que estão na pauta como prioritários são aqueles voltados para sustentabilidade, agricultura, mobilidade urbana.
Saiba mais
Renato Casagrande
Nasceu em Castelo, no Sul do Estado, no dia 3 de dezembro de 1960
Casado e pai de dois filhos e avô
Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (MG), e em Direito, pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim
Já foi eleito para deputado estadual, vice-governador, deputado federal, senador e governador
Religião: católica
Clube de coração: Botafogo.
Comentários