"Eu vim para discutir o Brasil", diz Lula
Debate entre Flávio e Lula começa às 20h. O encontro marca o primeiro frente a frente entre os dois candidatos e terá duas horas de duração
Ao lado do ex-ministro da Educação, Aloízio Mercadante, e do deputado federal reeleito, André Janones, o candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou aos estúdios da Band em São Paulo para o debate presidencial do segundo turno, que começa às 20h.
O encontro marca o primeiro frente a frente entre os dois candidatos nesta fase final da campanha e terá cerca de duas horas de duração, indo até as 22h.
Na entrevista com jornalistas, Lula falou sobre a preocupação de o debate ser escalado para um "xingatório" e afirmou que a política tem sido "empobrecida" no Brasil.
"A expectativa é que seja um debate em que a sociedade brasileira tenha esclarecimento sobre o que cada candidato propõe para o Brasil. Eu espero que o debate seja uma aula de civilidade para que a sociedade aprenda a gostar e a respeitas a política. Porque se não for assim, termina não sendo necessário fazer debate. Se for xingatório e provocação, a sociedade já está cansada disso", afirma.
Mais experiente em debates, o candidato do PT disse que a estratégia agora é convencer o eleitor e falar com ele. "Eu estou andando pelo Brasil, estamos atualizando o nosso programa de televisão, e vamos ver se o debate ajuda um pouco".
Debate
O debate é dividido em blocos que combinam confronto direto e participação de jornalistas. Ao longo de dois blocos centrais, Lula e Flávio terão tempo livre para administrar respostas, réplicas e movimentação pelo palco, permitindo embates mais diretos entre os postulantes.
A dinâmica inclui também perguntas formuladas por jornalistas do Grupo Bandeirantes e do pool de veículos que participam da transmissão, formado por TV Gazeta, TV Cultura, Jovem Pan e o jornal O Estado de S. Paulo. O encontro prevê declarações de abertura, considerações finais e avaliações em tempo real durante a cobertura.
Comentários