X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Vitória fecha 2024 com menor número de homicídios em oito anos

Ao longo do ano passado, ocorreram 55 assassinatos na capital capixaba, redução de 35% em relação a 2023, quando foram registrados 85 casos


Ouvir

Escute essa reportagem

O número de homicídios registrados em Vitória em todo o ano passado foi o menor desde 2017. Ao longo de 2024, ocorreram 55 assassinatos na capital capixaba, uma redução de 35% em relação a 2023, quando foram contabilizados 85 homicídios.

O resultado do ano passado só não supera o de 2016, quando foram registrados 51 crimes dessa natureza em Vitória.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a diminuição das mortes violentas na capital é resultado de um conjunto de ações que incluem o uso intensivo de tecnologia, a melhor capacitação e valorização dos guardas e o aprimoramento das operações de inteligência.

"É uma redução histórica do número de homicídios da nossa cidade e que mostra a efetividade dos nossos investimentos em todas as áreas: Segurança, Educação, Saúde, Assistência Social, enfim, toda a estrutura que os capixabas precisam para o bem-estar. Todas as vidas para nós importam, por isso vamos trabalhar juntos e cooperando para preservar a vida de todos os capixabas", destacou o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini.

Imagem ilustrativa da imagem Vitória fecha 2024 com menor número de homicídios em oito anos
Melhor capacitação e valorização da Guarda de Vitória estão entre os fatores apontados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana como importantes para a redução dos homicídios na capital capixaba |  Foto: Taynara Nascimento

A queda do número de homicídios dolosos vem acompanhada também da diminuição de índices de crimes patrimoniais, entre eles roubos de carros e roubo a pessoa, com 28% e 20% de queda respectivamente.

O secretário municipal de Segurança, Amarílio Boni, pontuou que, além do fortalecimento da Guarda Civil Municipal de Vitória, a queda nos índices de criminalidade da capital advém da integração com as demais forças de segurança.

"A parceria com as demais forças de segurança estaduais, federais e de outros municípios fortalecem o enfrentamento aos criminosos, tanto em operações quanto em troca de informações com a Gerência de Inteligência e Central de Monitoramento para elucidação de casos, blitz e detenções. Quem ganha é toda a população", observou Boni.

Menos de 900 homicídios no ano pela 1ª vez no ES

Em todo o Espírito Santo também foi registrada uma queda no número de homicídios. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o Estado finalizou 2024 com 852 assassinatos. O resultado é o melhor desde 1996, início da série histórica.

Além disso, pela primeira vez o Espírito Santo registra menos de 900 casos em um ano. O recorde anterior havia sido em 2023, quando ocorreram 976 mortes.

A redução, contando os 12 meses do ano passado, chegou a 12,8%, com 125 homicídios a menos que o mesmo período do ano anterior. Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa, na última segunda-feira (30), no Palácio Anchieta, em Vitória.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: