Tecnologia contra o crime: drones com alto-falante e câmeras com superzoom
A tecnologia é uma aliada ao efetivo das forças de segurança que atuam nos bairros e praias em viaturas, quadriciclos e bicicletas
Escute essa reportagem
Câmeras de videomonitoramento com superzoom e até drones com alto-falante são algumas ferramentas que estão sendo usadas ou irão entrar em operação para auxiliar no enfrentamento à violência em bairros e nos balneários do Estado.
A tecnologia é uma aliada ao efetivo das forças de segurança que atuam em viaturas, quadriciclos, bicicletas e a pé.
Em Vitória, por exemplo, o uso da inteligência artificial tem sido aprimorado. “Já usamos para detecção de intrusão em alguns pontos e horários. Além disso, também podemos localizar pessoas e veículos nas câmeras por meio de características”, destacou o secretário Municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni.
Ele ressaltou que 106 câmeras têm o chamado superzoom. “As vezes, a câmera está a um quilômetro de um determinado local e a gente consegue visualizar bem”.
Outra tecnologia usada são os drones. “Dos dois drones da equipe de inteligência da Guarda, um deles com câmera termal. Eles permitem visualizar pontos onde não conseguimos chegar”, pontuou o secretário.
Na Serra, a vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, citou algumas estratégias implantadas para inibir delitos como furtos, roubos e tráfico de drogas nas praias e em bairros.
Nos exemplos, três drones com superzoom que são distribuídos para locais indicados de forma estratégica. “Temos uma Central de Videomonitoramento com câmeras tagarelas, aquelas que fazem abordagem por voz dizendo que o local está sendo patrulhado e isso inibe a ação de criminosos e o drone veio acoplar esse rol de tecnologia”, disse Gracimeri.
Em Vila Velha haverá novidades em breve: drones equipados com alto-falantes serão usados para coibir a criminalidade.
Na verdade, o município já conta com cinco drones, mas eles também estão sendo equipados com essa tecnologia avançada, como destaca a comandante da Guarda Municipal Landa Marques.
A pedido da reportagem, ela simulou como o equipamento com alto-falante poderá ser usado em um roubo de celular na orla.
“Se o piloto do drone identificar o roubo, uma mensagem gravada vai avisar: ‘você está sendo monitorado pela Guarda Municipal de Vila Velha’. A partir do momento que o piloto consegue identificar uma pessoa cometendo um crime, a viatura da Guarda ou equipe de quadriciclo ou de bicicleta será enviada para realizar a abordagem”.
Opiniões
Algumas ferramentas
Vitória
Inteligência artificial
Além de ampliação do número de câmeras – 1.118 ao todo –, a Guarda tem ampliado o uso da inteligência artificial. Hoje, ela já é usada, por exemplo, para detectar a entrada de pessoas em determinados pontos e horários. Também identifica pessoas e veículos pelas características.
Câmeras com superzoom
Entre as câmeras, 106 contam com superzoom, que aproximam imagens a mais de um quilômetro.
Drones
A inteligência da Guarda Municipal tem disponível dois drones – um deles com câmera termal. Ele é usado para visualizar pontos em que os agentes não conseguem.
Serra
Câmeras tagarelas
conta com 168 câmeras tagarelas distribuídas perto de escolas, postos de saúde e principais avenidas.
Drones
Além disso, conta com três drones com super zoom que são capazes de voar até a noite.
Vila Velha
Tecnologia para abordagens
A Guarda Municipal pode ser acionada pelo número 153. Os detalhes da ocorrência são repassados para os agentes que estão nas viaturas por meio de rádios comunicadores e tablets.
Muralha Eletrônica
Conta com um sistema de cerco eletrônico viário, de monitoramento de veículos, com identificação por placa, modelo e cor do veículo, batizado de Muralha Eletrônica.
Estado
Reconhecimento facial
A inteligência artificial tem ajudado a identificar foragidos da Justiça a partir do reconhecimento facial realizado por câmeras instaladas em pontos estratégicos, como locais de grande circulação, no transporte público e prédios públicos.
Lançado no final de 2024, a tecnologia já ajudou a prender 32 acusados, entre assaltantes, traficantes, assassinos e outros criminosos.
Cerco Inteligente
Outra ferramenta é o Cerco Integrado e Inteligente do Estado, lançado em 2022.
Por meio dele, 1.354 veículos com restrição foram recuperados de abril de 2022 a dezembro de 2024.
Comentários