Projeto Recupera já devolveu 260 aparelhos celulares aos verdadeiros donos
Balanço de atividades foi divulgado nesta segunda-feira (03) pela Polícia Civil
Escute essa reportagem
Lançado em julho de 2024, o Projeto Recupera já devolveu 260 aparelhos celulares que haviam sido roubados para seus verdadeiros donos. Os dados do resultado no Espírito Santo foram divulgados pela Polícia Civil nesta segunda-feira (03).
O balanço das atividades do projeto contam com dados desde o lançamento, em julho, até dezembro de 2024. Neste período, 1.290 mandados de intimação foram expedidos, 431 procedimentos policiais foram lavrados e 386 aparelhos foram recuperados. Destes, 260 já foram devolvidos aos verdadeiros proprietários.
O projeto funciona localizando celulares que foram furtados ou roubados, utilizando tecnologias de rastreamento e identificação, em parcerias com operadoras de telefonia e outras autoridades de segurança pública. Uma vez localizados, um sistema de intimação é utilizado para agilizar os atendimentos.
As vítimas recebem mensagens via WhatsApp – pelo número oficial (27) 99849-4228 – com informações sobre a unidade policial, data e horário para comparecerem e recuperarem seus aparelhos.
Desde o início do projeto, mais de 780 mensagens de intimação foram enviadas via WhatsApp, resultando na recuperação dos mais de 300 aparelhos celulares, sendo a maioria devolvida de forma voluntária.
O superintendente de Inteligência e Ações Estratégicas (SIAE), delegado João Francisco Filho, destacou a importância do Projeto Recupera para as vítimas que tiveram seus aparelhos levados.
“Hoje, o celular é uma ferramenta indispensável para o trabalho, a comunicação social, o lazer e até transações bancárias, abrangendo várias aplicações que atendem às necessidades do dia a dia. Quando um celular é furtado ou roubado, a vida da vítima é gravemente afetada, não apenas pela perda patrimonial, mas também pela perda funcional que o aparelho representa”, destacou.
Veja os números:
Comentários